EN FR PT ES

Declarações | Reunião de Câmara de 2 de maio

4 Maio, 2022

A reunião pública de Câmara de 2 de maio serviu de palco para a apresentação de três declarações sobre a atualidade oureense, pelo Executivo Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, expôs uma declaração relativa à atribuição da Fénix de Honra da Liga dos Bombeiros Portugueses ao Município de Ourém, reconhecimento do trabalho desenvolvido na dignificação desta causa e no apoio prestado às corporações de bombeiros do nosso concelho. Por seu turno, o Vereador Rui Vital apresentou uma declaração de reconhecimento dirigido à atleta Ana Sofia Costa (utente do Centro João Paulo II) que se sagrou campeã do mundo de Boccia no Rio de Janeiro 2022 World Boccia Cup, na categoria BC3. A última declaração apresentada foi da responsabilidade da Vereadora Micaela Durão, com um documento que expressa congratulação com a realização da I Semana da Educação, iniciativa que envolveu toda a comunidade escolar concelhia, entre 19 e 22 de abril.

 

Declaração – Fénix de Honra da Liga dos Bombeiros Portugueses

No dia 1 de maio, sob proposta da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém, fomos distinguidos pela liga dos Bombeiros Portugueses com a atribuição de Fénix de Honra. Esta distinção tem “por finalidade galardoar a prática de atos e/ou serviços altamente relevantes, de carácter amplamente abrangente e de inquestionável apreço com vista à dignificação e promoção da Causa dos Bombeiros e de proteção e Socorro”.

Segundo a proposta dos próprios Bombeiros, “simboliza sobretudo o espírito humanitário, mas também a responsabilidade assumida na preocupação de colocar à disposição os melhores meios materiais e humanos”. Trata-se de mais um reconhecimento público proveniente diretamente das nossas corporações, dos homens e das mulheres que reconhecem o nosso papel enquanto parceiros.

Relembramos que em 2019, o Município de Ourém foi distinguido por duas vezes pela liga dos Bombeiros Portugueses: Atribuição de uma Menção Honrosa no âmbito Prémio Bombeiro de Mérito e o com o Crachá de Ouro.

Esta nova atribuição vem fortalecer e renovar o nosso empenho e confirmar a certeza do caminho que temos percorrido com estas associações.

 

Declaração – Medalha de Ouro na Taça do Mundo de Boccia no Rio de Janeiro 2022 World Boccia Cup, Ana Sofia Costa

Ana Sofia Costa, utente do Centro João Paulo II, em Fátima, conquistou no passado domingo, a Medalha de Ouro na Taça do Mundo de Boccia, a decorrer no Rio de Janeiro, Brasil.

A jovem de 26 anos derrotou, na final, a francesa Sonia Heckel, na classe BC3.

Ana Sofia, natural da Maceira, teve o primeiro contacto com a modalidade com tenra idade, no Centro João Paulo II, tendo evoluído sob o comando técnico de David Henriques e a assistência de Celina Gameiro.

Depois da presença nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no ano passado, e noutras competições internacionais, a atleta alcança agora mais uma brilhante vitória.

Esta conquista inesquecível representa um orgulho enorme para a atleta, para a instituição fatimense e para o Município de Ourém que felicita a Ana Sofia Costa, a equipa técnica e o Centro João Paulo II por esta emblemática vitória.

Saliente-se ainda o excelente trabalho que o Centro João Paulo II tem realizado, incentivando e promovendo a prática desportiva juntos dos seus utentes e apoiando de forma permanente e incansável o talento dos atletas.

 

Declaração – I Semana da Educação

A I Semana da Educação promovida pelo Município de Ourém e dinamizada pela Divisão de Educação decorreu entre os dias 19 e 22 de abril, e pretendeu proporcionar aos alunos e demais intervenientes, momentos de partilha das vivências associadas aos projetos que desenvolvem, com as outras escolas/instituições, promovendo assim as práticas educativas inovadoras nos diversos estabelecimentos de ensino do concelho.

As temáticas diferenciadas que foram abordadas – Promoção da Leitura, Literatura, Alimentação, Sustentabilidade, Interculturalidade, Inclusão e Cidadania, refletiram-se na apresentação dos projetos escolares de cada um dos estabelecimentos de ensino e instituições com a vertente educativa, por parte dos alunos e docentes, valorizando e enriquecendo a partilha entre todos.

A sessão de abertura contou com uma conferência subordinada ao tema “Educação no Presente: Desafios e Perspetivas para o Futuro” numa sessão bastante participada e enriquecida pelos contributos dos convidados, representativos da comunidade educativa e escolar.

Os dois workshops pedagógicos com os artistas Diogo Piçarra e Carlão pretenderam sensibilizar os alunos para temas relevantes do currículo e de desenvolvimento de competências, necessárias à sua formação pessoal e social. A Tertúlia sobre a leitura e a promoção de novas ideias para a estimulação da leitura no concelho de Ourém, decorreu na Biblioteca Municipal de Ourém, envolvendo docentes de diferentes grupos de recrutamento e que permitiu igualmente delinear um conjunto de estratégias para a elaboração de um futuro Plano Local de Leitura, no âmbito do PNL2027.

Foi ainda concluída, nestes dias, a atividade “Cidadania em Ação: À Conversa com o Presidente” que percorreu os estabelecimentos de ensino do concelho e que se traduziu numa atividade de grande proximidade entre os alunos e o Presidente do Município, Luís Albuquerque.

Os objetivos desta I Semana da Educação foram claramente concretizados, evidenciados pelo enorme entusiamo e envolvimento da comunidade educativa na partilha de práticas e experiências, complementadas pelas entidades especialistas no domínio da música e da dança.

Aos estabelecimentos escolares do concelho e instituições na área da educação que se disponibilizaram a partilhar com todos os nós, as práticas que desenvolvem, o Município de Ourém agradece e manifesta a sua satisfação pelo excelente trabalho desenvolvido pelas escolas no concelho destacando a importância que as iniciativas deste género representam para a melhoria do sucesso educativo dos alunos no concelho. De realçar que para o sucesso deste evento foi determinante a atuação de diversos recursos humanos afetos aos diversos serviços da Câmara Municipal.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados