EN FR PT ES

Declarações e Votos de Reconhecimento – Reunião da Câmara de 16 de maio

17 Maio, 2022

No período Antes da Ordem do Dia da Reunião da Câmara Municipal de 16 de maio, foram apresentados dois votos de reconhecimento e quatro declarações subordinadas a temas relevantes da atualidade oureense, que aqui transcrevemos na íntegra.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – LIVRO “TESTEMUNHAS DA PALAVRA. OURÉM, TERRA DE MISSIONÁRIOS E MISSÃO”

Na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, tive a honra de estar presente na cerimónia de lançamento do livro “Testemunhas da Palavra. Ourém, terra de missionários e missão”, sobre os consagrados naturais do concelho de Ourém, realizada no pretérito dia 2 de maio, no Centro Pastoral de N. Sra. da Piedade.

Este livro de memórias regista as pessoas do nosso concelho que se predispuseram a estar ao serviço dos outros – ilustres membros do clero, desde finais do século XIX, que se dedicaram de corpo e alma à missão da igreja -, e presta um justo tributo às 360 religiosas/religiosos de 45 institutos e 97 sacerdotes diocesanos provenientes de terras ourienses.

Foi uma cerimónia repleta de significado, na presença do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom José Ornelas, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima e Presidente da Confederação Episcopal Portuguesa, e de outras distintas autoridades eclesiásticas.

Congratulo-me com a obra escrita e sublinho os feitos enormes realizados ao longo dos tempos por estes homens e mulheres munidos de verdadeiro espírito altruísta, de entrega e ajuda ao próximo, obreiros de primeira linha na assistência espiritual e material às populações, na terra que os viu nascer, mas também nos quatro cantos do mundo, o que para todos deve constituir motivo de grande orgulho.

Relevando o espírito de missão inerente ao exercício de tão jubilosas funções, propondo um “Voto de Reconhecimento” aos autores e organizadores, extensível a todos aqueles cujos nomes figuram no livro.

Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém

 

DECLARAÇÃO – POSTO DE VACINAÇÃO DE OURÉM

No dia 7 de maio encerrou ao público o posto de vacinação, no centro de exposições de Ourém. Ao longo de mais de 1 ano, mais especificamente desde o dia 15 de fevereiro de 2021, passaram pelo centro mais de 42 mil pessoas, tendo sido administradas cerca de 104 mil vacinas.

Neste momento, aproveito para, mais uma vez, agradecer a todos os profissionais de saúde, funcionários do município e voluntários que permitiram que o “nosso centro” fosse uma referência a nível local, regional e mesmo nacional e muito contribuíram para mitigar o problema no nosso concelho.

Apesar da situação pandémica ainda não estar de todo ultrapassada, continuando o processo de vacinação, foi entendimento, atendendo à reduzida afluência, que já não fazia sentido o centro manter as portas abertas, passando as vacinas a serem administradas no Centro de saúde de Ourém e de Fátima.

Aproveito para chamar a atenção que o n.º de casos tem vindo a aumentar, também no nosso concelho, devendo as pessoas continuar a tomar as medidas que considerarem necessárias para proteger especialmente os mais vulneráveis.

Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – 50 ANOS CCDR CENTRO

No passado dia 6 de maio, a CCDR Centro – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro promoveu a apresentação do livro “Região Centro: 50 anos de Planeamento e Desenvolvimento Regional” contando com a presença de Sua Excelência o Presidente da República.

É com enorme regozijo que o Município de Ourém felicita a CCDR pelo lançamento desta obra porque se traduz numa justa e merecida homenagem a todos os que contribuíram para a causa, crescimento e para a evidente preponderância da CCDR na região centro, mas também pela abordagem interessante sobre o futuro da nossa região.

Pela efeméride do quinquagésimo aniversário da CCDR Centro, pelo trabalho de mérito desenvolvido em prol dos interesses da nossa região, queremos também deixar um distinto cumprimento de felicitação à Instituição, na pessoa da Senhora Presidente, Isabel Damasceno.

Aproveitamos este momento para endereçar uma outra palavra de consideração e agradecimento institucional, por todo o diálogo e colaboração mantido entre a CCDR e o Município de Ourém ao longo dos anos, contribuindo para o inegável crescimento das infraestruturas e dinâmica do nosso território.

Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém

 

DECLARAÇÃO – FESTA DO LIVRO 2022

Decorreu de 30 de abril a 7 de maio a 5ª edição da Festa do Livro.

As atividades decorreram na Biblioteca Municipal e no TMO – Teatro Municipal de Ourém, tendo permitido a realização da Feira do Livro bem como uma diversidade de espetáculos relacionados com a escrita e a leitura, visando a promoção dos valores culturais e literários que sempre moveram esta iniciativa.

A programação contou com inúmeras iniciativas e momentos de reflexão nomeadamente, encontro com escritores nacionais, autores oureenses, ateliers de mediação de leitura, workshop de escrita, Hora do conto, espetáculo  “Ode marítima” de Pedro Lamares, teatros infantis, Sarau de Poesia e Música com o tema “ODS´-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, Exposição coletiva da Escola IV Conde de Ourém, Encontro de participantes da iniciativa “Poesia …para além da pandemia”, concerto RUGE e espetáculo “ Os poetas- Entre nós e as Palavras”.

Salienta-se o envolvimento e participação dos oureenses com particular referência à comunidade educativa do nosso Concelho, que muito contribuiu para a dinamização das iniciativas desta Festa do Livro.

Dando como encerrada a edição 2022, o Município de Ourém agradece a todos os que assistiram e participaram levando ao sucesso desta iniciativa, destacando os convidados:

Ana Sofia Gonçalves

Bru Junça

Carlos Nuno Granja

Chorus Auris

Gonçalo M. Tavares

Inês Barata Raposo

Joana Calado

João Aidos

João Caldeira Heitor

João Pedro Coutinho

Luísa Paisana

Miguel Borges

Paulo Pimentel

Rodrigo Guedes de Carvalho

Sara Aidos

Sílvia Rodrigues

Vasco Catarino Soares

Um agradecimento a todos os elementos da equipa da Divisão de Ação Cultural (Biblioteca, Setor intervenção cultural e cidadania e TMO) e do Gabinete de Imagem e Comunicação que tornaram possível a dimensão desta iniciativa, bem como à Comunicação Local pelo destaque que deu à 5ª edição da Festa do Livro.

Em 2023 voltaremos a encontrar-nos, e ainda mais perto do saber que os livros nos oferecem. Nas palavras de Mário Quintana:

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”

Isabel Costa, Vereadora da Câmara Municipal de Ourém

 

DECLARAÇÃO – PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES FORMADORAS 2020/2021 – FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

Quatro clubes ourienses foram distinguidos, no passado dia 12 de maio, em Santarém, com os certificados e placas referentes ao Processo de Certificação de Entidades Formadoras – 2020/2021 -atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol.

A distinção define-se com a atribuição de estrelas, sendo que o galardão máximo são as quatro estrelas.

O Centro Desportivo de Fátima, em Futebol Masculino, alcançou 4 estrelas, e a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Vasco da Gama, também em Futebol Masculino, 3 estrelas e em Futebol Feminino, igualmente, 3 estrelas.

O Clube Atlético Ouriense conseguiu 3 estrelas, em Futebol Masculino, e no Futebol Feminino alcançou a certificação CBFF (Centro Básico de Futebol Feminino).

Já o Clube Desportivo Vilarense conseguiu as três estrelas na vertente de Futebol Masculino.

Com a atribuição destes certificados, a FPF pretende distinguir a qualidade da formação prestada pelos clubes, valorizando o trabalho desenvolvido nos escalões de formação.

Ter quatro clubes, no lote dos agraciados é muito importante e significativo, constituindo motivo de orgulho para o Município de Ourém que assim felicita o Centro Desportivo de Fátima, o Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Vasco da Gama, o Clube Atlético Ouriense e o Clube Desportivo Vilarense.

Esta distinção é sinonimo do excelente trabalho que estes quatro clubes têm vindo a desenvolver nas camadas jovens, investindo na formação e promovendo a prática desportiva, demonstrando, inequivocamente, que estão a trilhar o caminho certo.

Rui Vital, Vereador da Câmara Municipal de Ourém

 

DECLARAÇÃO – OPERAÇÃO 13 DE MAIO

De regresso à normalidade após a Pandemia, a peregrinação dos dias 12 e 13 de maio, em Fátima, decorreu em segurança e sem incidentes.

Para o efeito, foi implementada, a nível distrital, uma operação que envolveu a presença de cerca de 300 operacionais, de forma a garantir a segurança dos mais de 200 mil peregrinos que estiveram em Fátima.

A nível concelhio, o dispositivo conjunto entre o Município (Serviço Municipal de Proteção Civil), Bombeiros, Escuteiros, INEM e Cruz Vermelha Portuguesa envolveu a presença de cerca de 90 operacionais.

No rescaldo, podemos afirmar que o balanço não poderia ter sido mais positivo, pelo que o Município de Ourém agradece a todas as entidades envolvidas o seu empenhamento, rigor, competência e profissionalismo.

Rui Vital, Vereador da Câmara Municipal de Ourém

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados