EN FR PT ES

Declarações da Reunião de Câmara – 9 de dezembro

11 Dezembro, 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, expôs, na Reunião de Câmara de 9 de novembro um Voto de agradecimento a todas as entidades que, durante a época de incêndios de 2020, disponibilizaram as suas instalações para o fornecimento de refeições aos operacionais e a outros intervenientes envolvidos nas operações de combate aos incêndios florestais.
Concluindo o período antes da ordem do dia, o Presidente apresentaria ainda uma declaração na sequência da recente publicação dos resultados, referentes ao ano de 2019, do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, documento que informa e monitoriza a eficiência do uso dos recursos públicos na administração local, no qual o Município de Ourém ocupou o 13º lugar no ranking global de Municípios de média dimensão e o 3º lugar no ranking global do distrito de Santarém.

Disponibilizamos na íntegra as declarações em causa:

Voto de Agradecimento
“O município de Ourém, juntamente com o Serviço Municipal de Proteção Civil, e as Direções dos corpos de bombeiros, este ano optaram por uma nova metodologia de fornecimento de refeições durante os incêndios. Esta nova metodologia foi devida às novas regras impostas pelo governo em relação à logística no combate de incêndios.
Nesse processo propusemos a todas as associações e comissões do concelho que dispõem de salões para as podermos utilizar, caso fosse necessário.
De salientar que todas disponibilizaram os seus espaços de imediato.
Venho desta forma propor à Câmara um voto de agradecimento a todas as entidades que, durante a época de incêndios de 2020, disponibilizaram as suas instalações para o fornecimento de refeições aos operacionais e a outros intervenientes envolvidos nas operações de combate aos incêndios florestais, no caso concreto a:
• Centro Cultural e Recreativo do Olival
• Comissão da Igreja de Alburitel
• Comissão da Igreja Lagoa do Furadouro
• Comissão da Igreja Ortiga
• Comissão da Igreja Boleiros
• Comissão da Igreja do Olival
• Comissão da Igreja de Rio de Couros
• Junta de Freguesia de Espite
• Centro Social das Matas

É o momento de nos mostrarmos gratos para com os responsáveis das entidades mencionadas, que se mostraram sempre solidários e disponíveis para colaborarem com o Município de Ourém, dando um exemplo de generosidade e solidariedade. Um bem haja a TODOS!”

Declaração – Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses

Foi publicado durante a semana passada o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses referente aos dados financeiros de 2019 apresentando rankings dos melhores e dos piores desempenhos em cada uma das rubricas avaliada.
No que diz repeito ao Município de Ourém. Importa destacar o seguinte:
• 13º lugar no Ranking Global dos Municípios de média dimensão, 21º em 2018 e 48º em 2017;
• 3º lugar no Ranking Global dos Municípios do distrito de Santarém, 4º em 2018 e 6º em 2016;
• 25º no Ranking dos Municípios com maior equilíbrio orçamental, 30º em 2018;
• 42º no Ranking dos Municípios com melhor EBITDA, fora do top 50 nos anos anteriores;
• 41º no Ranking dos Municípios com redução de taxa de IMI e diminuição de receita cobrada, fora do top 50 nos anos anteriores;
Estes são os resultados da política de rigor e responsabilidade que este executivo tem vindo a incutir na gestão municipal, pelo que, é com satisfação que verificamos que ano após ano o nosso Município tem vindo a melhorar o seu posicionamento.
São estes resultados também que, hoje, nos deixam muito mais bem preparados para continuar a enfrentar com otimismo o nosso futuro coletivo.
É este acerto nas políticas e na forma de estar na política que podemos reafirmar o que dissemos há um ano atrás:
“O Caminho faz-se caminhando e ver de alguma forma reconhecido o nosso trabalho por entidades externas é motivo de orgulho e motivação para continuar o caminho que traçámos e do qual não nos pretendemos desviar.”

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados