EN FR PT ES

“Natal em Ourém’2019” – Declaração do Presidente

7 Janeiro, 2020

Declaração exposta pelo Presidente, Luís Miguel Albuquerque, na Reunião da Câmara de 6 de janeiro, a propósito do encerramento do programa das celebrações natalícias

“Decorreu durante o espaço temporal de um mês, um conjunto de ações, promovidas pela Câmara Municipal, visando a celebração da quadra natalícia e com particular enfoque no imaginário infantil. Assim, contando com a colaboração e empenho dos Serviços Municipais, das Juntas de Freguesia, do movimento associativo e do público em geral, foi possível preencher a quadra natalícia com um conjunto de atividades, que, inequivocamente, vieram acrescentar à nossa terra movimento, alegria e um conjunto de sentimentos próprios desta época especial, o que foi revelador do quanto a Câmara Municipal dedicou este Natal aos seus munícipes.

Desde a inauguração das iluminações de Natal, passando pelos variadíssimos espectáculos proporcionados em espaços próprios, nomeadamente na Tenda de Natal, instalada na Praça Mouzinho de Albuquerque, em Ourém, ou no Mercado de Fátima, acrescem ainda, uma pista de gelo e vendas de Natal, para além da sempre apreciada, nomeadamente pelas crianças, “Chegada do Pai Natal”, que culminou na Casa do Pai Natal, instalada na Praça Dr. Agostinho Albano de Almeida. De igual forma significativo, fruto da enorme popularidade e intemporalidade, foi o espectáculo do “Avô Cantigas”, que decorreu na “Tenda de Natal”, na Praça Mouzinho de Albuquerque, em Ourém e que resultou num enorme sucesso.

O Natal em Ourém’2019 contou ainda com a introdução do Festival da Filhós, evento inédito, que registou a participação de quase todas as freguesias do concelho, acrescida de variadíssimas participações culturais e recreativas, na Tenda de Natal, ao longo de três dias. As celebrações estenderam-se a outros locais, sendo de salientar a excelente colaboração prestada pelos senhores párocos, que acolheram nas suas igrejas concertos de música coral, referência que deve ser estendida ao Santuário de Fátima, através da gentil cedência do espaço do Centro Pastoral Paulo VI, para a realização do espectáculo “Ópera para Todos”, interpretado, magistralmente, por artistas oureenses, na ponta final das festividades natalícias.

Por tudo isto, parece-me ser de louvar o esforço despendido com esta organização, que, acreditamos, veio ao encontro da sensibilidade das nossas gentes, agradecendo-se a colaboração prestada pela sociedade civil e pelas suas organizações, nomeadamente da ACISO – Associação Empresarial Leiria-Fátima.
A celebração do Natal em Ourém veio para ficar e nunca serão as contingências climatéricas que irão inviabilizar o que consideramos ser uma festa com caraterísticas populares, com tradições no nosso povo e que celebra valores que são um hino a toda a humanidade.”

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados