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Conferência “Educação & Reflexões” na III Semana da Educação

25 Março, 2024

No âmbito da III Semana da Educação foi dinamizada na tarde de hoje uma conferência com o título “Educação & Reflexões”. A conferência decorreu no Auditório do Edifício-sede do Município de Ourém e reuniu vários docentes, técnicos especializados e técnicos de IPSS, numa formação certificada que pretende responder a algumas das necessidades das instituições e dos técnicos e professores que nelas trabalham.

A Vereadora Micaela Durão dirigiu a sessão de abertura da conferência e sublinhou a importância destes momentos de formação, assim como dos temas que seriam abordados nas duas comunicações que se seguiriam, para uma constante adaptação às novas realidades e maior eficácia na resolução dos desafios com que diariamente os participantes se confrontam.

Neste sentido, a terapeuta da fala e docente Andreia Salvador apresentou uma comunicação sobre “Desafios na(da) Escola de Crianças com Perturbação do Espectro de Autismo”, abordando o significado e as diferentes formas de autismo, assim como algumas abordagens escolares que poderão ser usadas na relação com estas crianças. Exemplificando com alguns exemplos da sua atividade profissional, a oradora abordou as múltiplas formas de comunicação com crianças com perturbação do espectro de autismo, tendo em conta o seu nível de atenção conjunta e as características específicas da criança em causa. Com moderação de Patrícia Pereira, foram apresentadas algumas metodologias e ferramentas que poderão ser úteis aos vários docentes e técnicos presentes, que diariamente lidam com crianças com perturbação do espectro de autismo.

Seguiu-se a comunicação de Marco Neves, especialista e consultor em Inteligência Artificial e Educação, que, com moderação de Pedro Alves, apresentou a comunicação “Inteligência Artificial – Oportunidades e Ameaças”. Aqui, o orador esclareceu várias dúvidas sobre uma realidade ainda distante para muitas pessoas, mas com que já todos nos cruzamos no nosso quotidiano. Especificamente no contexto educativo e após uma ligeira contextualização histórica, o orador defende que este modelo de linguagem e a sua massificação é uma inevitabilidade, e como tal é necessário saber integrar esta realidade nos contextos de aprendizagem. Depois de desmitificar alguns conceitos e ideias, Marco Neves apresentou a inteligência artificial como um processo de evolução contínuo e em hipervelocidade, que apesar dos múltiplos benefícios que apresenta, necessita de uma preparação e aprendizagem para ser corretamente integrado nos modelos de ensino. Salientando a ausência de formação na área, o orador colocou a tónica na importância de um pensamento crítico devidamente consolidado que suporte e verifique a utilização destas ferramentas. Além dos grandes desafios éticos, humanos e outros para os quais ainda não existem respostas concretas, Marco Neves defendeu que só com um verdadeiro envolvimento de toda a comunidade, em ambientes de aprendizagem híbridos e colaborativos, será possível perceber quais as abordagens mais efetivas, reais e significativas para ensinar e aprender com a inteligência artificial.

Após duas comunicações com muito conteúdo e subordinadas a realidades sempre atuais e/ou emergentes, seguiu-se um frutuoso debate de ideias que encerrou mais um dia de programação definida no âmbito da III Semana da Educação.

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