A III Semana da Educação iniciou no passado dia 21 de março e tem continuidade até à próxima quarta-feira, com um programa alargado e diversificado, dirigido a alunos, docentes, técnicos e outros que compõem a comunidade educativa concelhia. Com um conjunto de iniciativas que versam sobre as pessoas, os territórios e as identidades, o evento proporciona momentos de partilha e experiências entre escolas e instituições, e na manhã desta segunda-feira a sessão foi subordinada à temática “Cidadania e Participação no Território”.
A sessão de abertura decorreu no Auditório do Edifício-sede do Município de Ourém e a plateia contou com a presença dos alunos concelhios que participaram no projeto “Integra-te – Jovens Autarcas”, medida municipal criada no âmbito do Conselho Municipal da Juventude, que pretende potenciar comportamentos de cidadania, valorizar as opiniões dos jovens, as suas ideias e perspetivas para o futuro. A Vereadora com o pelouro da Educação, Micaela Durão, deu início à sessão com uma referência à importância de iniciativas que impulsionem o envolvimento dos mais jovens na esfera pública e estimulem o seu sentimento de pertença em relação ao território e à comunidade. Sublinhou ainda o seu regozijo pela forte participação de alunos, e também de docentes, no projeto “Integra-te – Jovens Autarcas”, provando que efetivamente os jovens não são alheios à realidade que os rodeia e pretendem contribuir com as suas ideias para um futuro comum. O Vereador da Câmara Municipal Rui Vital, responsável pelo pelouro da Juventude, também dirigiu algumas palavras à plateia e relembrou o trajeto percorrido até esta fase do projeto “Integra-te – Jovens Autarcas”, sublinhando que durante a tarde de hoje os vencedores do projeto irão acompanhar o Presidente da Câmara Municipal e o restante Executivo, conseguindo assim uma visão real do que implica o trabalho autárquico. Por fim, o Vereador mostrou o seu agrado e disponibilidade para ouvir as propostas dos jovens, convicto de que as várias sugestões e ideias em discussão poderão contribuir positivamente para futuras políticas municipais.
Seguiram-se as apresentações das várias equipas que participaram no projeto “Integra-te – Jovens Autarcas” e cujas propostas foram eleitas para representar os seus estabelecimentos de ensino. Neste sentido, alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário do Centro de Estudos de Fátima, Colégio Sagrado Coração de Maria, Colégio de S. Miguel, Escola Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão – Caxarias, Escola Básica e Secundária de Ourém, Escola E.B. 2.3 D. Afonso, IV Conde de Ourém e Escola Profissional de Ourém, tiveram a oportunidade de apresentar as suas propostas para o concelho de Ourém, que versaram sobre matérias como ambiente e desenvolvimento sustentável, saúde, cultura, inclusão e combate às desigualdades, educação, desporto, segurança, associativismo, entre outras.
As várias propostas foram depois discutidas num amplo e salutar debate, que contou com a participação da Vereadora Micaela Durão e de Nuno Santos, Presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, que salientou a importante e proveitosa troca de ideias a que assistiu, pretendendo dar um contributo para a sua consolidação e efetivação. Nuno Santos apresentou o seu percurso enquanto dirigente de uma associação juvenil e salientou o projeto “Integra-te – Jovens Autarcas” como um estímulo fundamental para os jovens terem uma participação ativa na vida comunitária, com intervenção real na sociedade. O dirigente associativo discutiu, questionou e incentivou os presentes para não desistirem de dar o seu contributo nas diferentes esferas possíveis, conscientes de que deste modo estão a construir alicerces para o seu futuro e a participar na construção de um país melhor.