O Centro de Documentação Joaquim Ribeiro quase foi pequeno para receber tantos amigos desta casa, pensada por Sérgio Ribeiro e construída pelo Município de Ourém, a partir da reconversão da antiga Escola Primária de Zambujal.
Um Livro a Quatro Tempos, foi o tema de uma tertúlia animada e participada, essencialmente dedicada à obra Ourém de Ontem, da autoria de Joaquim Ribeiro, precisamente no ano em que se comemora o 125.º aniversário do seu nascimento.
Ao longo de cerca de duas horas, Sérgio Ribeiro conduziu uma conversa sustentada nas memórias, lembranças e transformações na Cidade de Ourém e no próprio Concelho.
A Vereadora Isabel Costa, responsável pela Cultura, pelo Museu Municipal e Biblioteca, mas também pelo Acompanhamento de Obras, participou na tertúlia e recordou o trabalho conjunto entre Município e Sérgio Ribeiro, com vista à construção do Centro de Documentação Joaquim Ribeiro, um espaço inaugurado em setembro de 2020, onde se encontra o acervo literário deste antigo autarca e Eurodeputado.