EN FR PT ES

Inauguração do Centro de Documentação Joaquim Ribeiro

28 Setembro, 2020
A antiga Escola Primária de Zambujal deu hoje lugar ao Centro de Documentação Joaquim Ribeiro, inaugurado oficialmente na tarde deste domingo, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque e de Sérgio Ribeiro, histórico autarca oureense, antigo Deputado da Nação e do Parlamento Europeu e mentor desta empreitada à qual o Município de Ourém fez questão de se associar.
Resultando de um protocolo celebrado entre o Município e o próprio Sérgio Ribeiro, o Centro de Documentação foi batizado com o nome de seu pai, numa homenagem a Joaquim Ribeiro, outra figura incontornável da história do concelho de Ourém.
A requalificação da antiga Escola Primária implicou um investimento superior a 135 mil euros, reabilitando um edifício histórico, primando pela sua modernização e consequente transformação no Centro de Documentação Joaquim Ribeiro.
Devolvido à comunidade, o Centro contempla um espaço de tertúlia, uma biblioteca e uma zona de cafetaria. O seu principal objetivo, esse, passa por disponibilizar o valioso acervo documental e bibliográfico de Sérgio Ribeiro, cedido pelo próprio ao Município de Ourém, quando da assinatura do protocolo do qual resultou a obra inaugurada este domingo.
Fortemente condicionada pela obrigação de zelar pela segurança sanitária de todos nós, a inauguração do Centro de Documentação Joaquim Ribeiro beneficiou da pompa possível nestas circunstâncias.
Além da família e de alguns amigos de Sérgio Ribeiro, marcaram presença o Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, o Presidente da Junta de Freguesia de Atouguia, António Henriques Pereira, e as Vereadoras da Câmara Municipal, Isabel Costa e Cília Seixo.
Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados