EN FR PT ES

Biblioteca Municipal adere ao programa “Eu Sou Digital”

19 Janeiro, 2022

 

A Biblioteca Municipal de Ourém vai assumir-se como um “Centro Eu Sou Digital” que promove a capacitação digital da população infoexcluída, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego e o combate ao isolamento, através de ferramentas digitais de comunicação.

A aprovação do protocolo respeitante ao programa “Eu Sou Digital” decorreu na reunião de Câmara de 17 de janeiro e a iniciativa junta o Município de Ourém, o Estado Português, através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA (Movimento pela Utilização Digital Ativa), sendo cofinanciada pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu da União Europeia.

O projeto dirige-se a todas as pessoas que pretendam adquirir competências digitais básicas, essenciais na prossecução de objetivos quotidianos e na relação com o mercado de trabalho. Para o efeito, os “Centros Eu Sou Digital” funcionarão como organizações de proximidade comunitária e vão executar ações ministradas por “mentores”, com o envolvimento e participação ativa da comunidade local.

O protocolo estabelece a vigência do projeto até 31 de dezembro de 2023 e a Biblioteca Municipal assume a responsabilidade de desenvolver as sessões de capacitação, angariar alunos e voluntários para o programa e promover o projeto dentro do seu raio geográfico e institucional de ação. A A2D Consulting, entidade com competências de implementação do programa, fica obrigada a disponibilizar uma plataforma digital de apoio à gestão de inscrições e à realização das sessões de capacitação, ao fornecimento de manuais e documentação de suporte e a prestar apoio na formação dos “mentores”.

A implementação do programa “Eu Sou Digital” na Biblioteca Municipal não implica custos para o Município de Ourém, que desta forma oferece aos munícipes formação capaz de combater o isolamento que a infoexclusão proporciona.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados