EN FR PT ES

Assinado auto de consignação para execução do Centro de Documentação Joaquim Ribeiro

4 Novembro, 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, assinou na manhã de 04 de novembro, o Auto de Consignação relativo à execução dos trabalhos de reabilitação para o Centro de Documentação Joaquim Ribeiro, estrutura que vai nascer no edifício devoluto da antiga Escola Primária de Zambujal.

O projeto de execução, adjudicado à empresa oureense SOCRINEL – Sociedade Construtora Irmãos Neves, Lda, contempla uma intervenção interior de adaptação à nova funcionalidade do espaço e de resolução de algumas patologias detetadas. O Centro de Documentação Joaquim Ribeiro terá duas salas principais (Tertúlia e Biblioteca), um espaço de cafetaria de apoio, vestíbulo, área de arrecadações de apoio e instalações sanitárias. O objetivo da intervenção passa por manter a traça e identidade do edifício original, tanto a nível exterior como, sempre que possível, interior.

Será também tida em conta a eficiência energética do edifício, através da implementação de isolamento adequado, seleção de iluminação e substituição integral de todos os vãos. Será instalado material com bom comportamento acústico nas duas salas principais e no capítulo das acessibilidades, o projeto reflete com rigor o cumprimento das respetivas normas regulamentares. Exteriormente a intervenção resume-se a trabalhos de manutenção, limpeza e pintura das alvenarias e serralharias.

O Centro de Documentação Joaquim Ribeiro resulta do protocolo firmado entre o Município de Ourém e o munícipe Sérgio Ribeiro, que definiu a doação do acervo documental e bibliográfico do antigo eurodeputado e membro da Assembleia Municipal à autarquia.

O projeto do Centro de Documentação Joaquim Ribeiro, uma homenagem ao pai de Sérgio Ribeiro, tem uma estimativa orçamental na ordem dos 137 mil euros e um prazo estimado de execução de 120 dias. O acervo que aqui será disponibilizado para visita e transmissão de conhecimento é em grande medida sobre a União Europeia, Economia e a História do Concelho de Ourém.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados