Os incêndios que deflagraram um pouco por todo o território nacional nos últimos meses provocaram a destruição de muitos pastos utilizados para a alimentação animal, obrigando à aquisição de alimentos substitutos no mercado e conduzindo ao aumento inesperado dos custos de produção desses agricultores.
Neste contexto, o Ministério da Agricultura e da Alimentação criou um apoio extraordinário aos produtores pecuários com vista à compensação do aumento dos custos de produção, com uma dotação de 500.000 euros.
As candidaturas a este apoio extraordinário encontram-se abertas e decorrerão entre 17 e 24 de agosto de 2022, destinando-se aos detentores de explorações agrícolas com efetivos pecuários das espécies bovina, ovina, caprina e de equídeos, situadas nos concelhos afetados pelos incêndios rurais ocorridos no território continental e listados no anexo da Portaria n.º 205-B/2022, de 16 de agosto.
No concelho de Ourém apenas os detentores de explorações agrícolas que tenham explorações Pecuárias localizadas nas freguesias de Espite e na União de freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, poderão candidatar a este apoio.
O formulário de candidatura pode ser submetido na Área Reservada do Portal do IFAP (www.ifap.pt/), em O Meu Processo » Candidaturas » Pedido Ajuda Alimentação Animal – Incêndios Rurais 2022.
Para mais informações, poderá contactar o IFAP através do email ifap@ifap.pt, ou para 212427708.
Portaria nº205 B de 2022