Bandeira Azul
Atividades de educação ambiental – 2024
Agroal Ativo
Objetivo: Promoção da saúde e qualidade de vida da população sénior
Descrição: A atividade foi destinada à população sénior e contou com a presença de utentes do Centro Social e Paroquial da Freixianda e do Centro Social da Ribeira do Fárrio, que participaram numa caminhada com interpretação do meio envolvente, pelo passadiço do Agroal, terminando com uma sessão de relaxamento junto à Praia Fluvial. Destacam-se como pontos fortes desta ação, a adesão da população sénior a esta iniciativa e o seu enorme entusiasmo, beneficiando da prática de atividade física ao ar livre e do contacto com a natureza.
Destinatários: População sénior.

Agroal Selvagem
Objetivo: sensibilizar os participantes para a importância da proteção e conservação da natureza e da sua biodiversidade, e contribuir para a proteção e salvaguarda do património cultural e natural.
Descrição: passeios pedonais pelo parque natureza do Agroal, explorando a biodiversidade existente e dando a conhecer as diversas espécies da flora e fauna características do seu território. Através do conhecimento do património natural local, conseguiu-se sensibilizar os participantes para a importância da proteção e conservação da natureza e da sua biodiversidade, e contribuir para a proteção e salvaguarda do património cultural e natural do município e do mundo.
Destinatários: Residentes do concelho.

Ecopraia
Objetivo: Fomentar a importância da reciclagem e da correta separação de resíduos.
Descrição: A campanha de sensibilização foi realizada pela Valorlis em parceria com o município, nos dias 27 de julho e 3 de agosto. Teve como objetivo principal minimizar a quantidade de resíduos deixados nas praias, promover a sua reciclagem e incentivar a população a utilizar de forma eficiente os ecopontos de separação disponíveis. Nesta ação foi possível abordar a temática da importância da separação para a gestão dos resíduos junto da comunidade, de forma interativa facilitando assim a sua assimilação.
Destinatários: Utentes da Praia do Agroal.

Semana Europeia da Mobilidade (SEM)
Objetivo: Sensibilização da comunidade, especialmente a comunidade escolar, para a problemática mundial associada ao uso excessivo do automóvel e ao consumo dos combustíveis fosseis, e das suas implicações nas alterações climáticas.
Descrição: De 16 a 22 de setembro, o Município juntou-se à SEM, iniciativa que promove a mobilidade urbana sustentável e a sensibilização para a mudança de comportamentos em prol de soluções mais limpas e ativas. Foram promovidas diversas ações e atividades tais como: Ações de sensibilização para a mobilidade sustentável e segura junto das Escolas do Município; Passeios pelas ciclovias do concelho; Promoção da utilização do Espaço Público Partilhado – Atividades Lúdicas e artísticas e Ações de divulgação e de promoção dos meios de mobilidade sustentável existentes no município, nomeadamente, a utilização de bicicletas elétricas, da rede de transportes públicos e do autocarro elétrico “TUFO”.
Destinatários: Residentes do concelho e comunidade escolar.

Peixes de água Doce nativos
Objetivo: Sensibilização dos participantes para a importância da proteção e conservação do património faunístico autóctone, e contribuir para a proteção e salvaguarda dos ecossistemas e da sua biodiversidade.
Descrição: Exposição “Ictiofauna nativa da Região Oeste”, realizada no Parque natureza do Agroal, composta por 8 painéis com o objetivo de dar a conhecer o património faunístico, que são os nossos peixes autóctones de água doce, e assim, contribuir para a formação ambiental do público dando-lhe ferramentas para compreender e valorizar a preservação dos nossos ecossistemas.
Destinatários: Residentes do concelho.

Plogging Ourém
Objetivo: colocar em prática a temática da importância de uma correta gestão de resíduos e da existência de espaço limpos com qualidade, minimizando assim os impactes para o meio ambiente.
Descrição: Realização de caminhadas pelas freguesias de Seiça e União de Freguesias de Rio de Couros e Casal Bernardos, com apanha de resíduos durante o percurso. A ação visou aliar a prática do exercício físico e promoção do bem-estar e saúde humana à redução do impacto ambiental adverso das cidades, prestando atenção especial à gestão de resíduos, no sentido de travar a degradação dos solos e consequente a perda de biodiversidade.
Destinatários: Residentes do concelho.

Limpeza Urbana
Objetivo: sensibilizar para a importância de manter os espaços Públicos limpos
Descrição: O Município de Ourém e a RVU assinalaram o Dia Mundial da Limpeza Urbana com uma ação de sensibilização dirigida aos munícipes que estas tardes se encontravam nas Piscinas Municipais de Ourém e no Jardim Le Plessis-Trévise, oferecendo ímanes como brinde.
Nunca é demais reforçar a importância das atitudes de cada um de nós no dia a dia. Contamos com a colaboração de todos para manter o ambiente limpo, como todos gostamos de ver!
Destinatários: Residentes do concelho
Atividades de educação ambiental – 2021
Bioresíduos - Uma economia circula a favor do ambiente
Objetivo: Dar a conhecer à população o que são os bioresíduos
Descrição: Contacto com a população no sentido de perceber se têm noção do que é um bioresíduo, conceito de compostagem e como se integra na economia circular.
Destinatários: visitantes da Feira da Santa Iria
Deixa a água nascer
Objetivo: Dar a conhecer à população o que são os bioresíduos
Descrição: Contacto com a população no sentido de perceber se têm noção do que é um bioresíduo, conceito de compostagem e como se integra na economia circular.
Destinatários: visitantes da Feira da Santa Iria
Faço Paragem
Objetivo: Sensibilizar a população sobre as práticas diárias de limpeza urbana
Descrição: As telas informativas foram colocadas em locais estratégicos de forma a captar a atenção da população sobre as práticas diárias da limpeza urbana. As telas irão manter-se durante pelo menos 1 ano.
Destinatários: população em geral
Ponta do Iceberg
Objetivo: Contribuir para a mudança de comportamentos
Descrição: Campanha que apela à preferência pela utilização de objetos duráveis em detrimento de suportes descartáveis, por questões financeiras e de sustentabilidade às quais se aliam outras vantagens para o consumidor.
Destinatários: utilizadores da praia fluvial
O Ciclo Urbano da Água
Objetivo: Contribuir para a maior informação da população sobre o sistema de distribuição de água para consumo humano.
Descrição: Durante a Feira Nova de Santa Iria (5 dias), foi colocado um expositor e roll-up com informações sobre o Ciclo Urbano da Água.
Destinatários: visitantes da Feira da Santa Iria
Vamos Todos dar o Litro
Objetivo: Incutir o encaminhamento dos óleos alimentares usados (OAU) para a reciclagem um hábito da vida diária da população.
Descrição: Esta campanha foi lançada como um concurso escolar, em que as escolas, da pré até ao secundário, competiram para receber prémios monetários registando o maior número de depósitos efetuados nos 26 oleões espalhados pelo concelho.
Destinatários: comunidade escolar
ZOOURBANIDADE
Objetivo: Sensibilizar a comunidade mais nova para temas da educação ambiental.
Descrição: Recorrendo a uma unidade móvel de sensibilização ambiental, com inspiração no reino animal, são explorados, através de metáforas inspiradas nos comportamentos da “bicharada”, conteúdos de educação ambiental que visam alertar para a exigência de urbanidade na utilização do espaço e equipamentos públicos, enquanto princípio de salvaguarda de direitos e deveres individuais.
Destinatários: crianças visitantes da Feira de Santa Iria.
Atividades de educação ambiental – 2020
10 Semanas 10 Dicas
Semana 1: A Terra não é uma herança dos nossos pais, é um empréstimo dos nossos filhos.
Semana 2: Faz do “Meio Ambiente” o teu “Meio de Vida”
Semana 3: Porquê preservar o Meio Ambiente? Porque precisamos dele Inteiro!!
Semana 4: Praia mais limpa é a que menos se suja;
Semana 5: Sem papel/plásticos a voar, o Agroal fica a ganhar;
Semana 6: A água merece o teu respeito. Se ela estiver doente tu também ficarás;
Semana 7: O lixo que atiras ao chão não fala. Mas diz muito sobre ti!
Semana 8: Não contamines tudo. Bons Planetas são difíceis de encontrar;
Semana 9: Colhemos o que plantamos. Não atires lixo. Planta sementes.
Semana 10: Gostas do que vês? Então preserva-o!
Água é vida
Objetivo: Sensibilizar para a preservação dos recursos hídricos e para o consumo de água da torneira
Descrição: No stand foram oferecidas águas aromatizadas para consumo e foi dinamizado um jogo em que os veraneantes eram convidados a provar duas águas, tentando identificar qual delas era do abastecimento público e qual era engarrafada.
Fábrica de limpar a água
Objetivo: Apelar à utilização consciente da água enquanto recurso escasso, e à separação dos vários tipos de resíduos
Descrição: Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o processo de tratamento das águas residuais da ETAR no Alto Nabão, de fazer algumas experiências, de ver microrganismos através de microscópio e ainda de ver um filme produzido pelo Município, cobre o Ciclo Urbano da Água.
Destinatários: Alunos do 2º e 3º ciclo
Minuto Ambiental e Ecológico
Objetivo: Sensibilização da população para temáticas ambientais.
Descrição: Publicação de pequenos filmes sobre temáticas ambientais.
Destinatários: população em geral
Ponta do Iceberg
Objetivo: Contribuir para a mudança de comportamentos
Descrição: Campanha que apela à preferência pela utilização de objetos duráveis em detrimento de suportes descartáveis, por questões financeiras e de sustentabilidade às quais se aliam outras vantagens para o consumidor.
Destinatários: população em geral
Atividades de educação ambiental – 2019
Os suspeitos do costume
Objetivo: Alertar os cidadãos para o impacto que o lixo marinho tem nas praias levando à reflecção e tomada de consciência.
Descrição: Ação que consiste na recolha de lixo depositado nas margens do rio Nabão e outras áreas utilizadas pelos veraneantes.
Destinatários: Jovens em idade escolar


Fábrica de limpar a água
Objetivo: Apelar à utilização consciente da água enquanto recurso escasso, e à separação dos vários tipos de resíduos
Descrição: Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o processo de tratamento das águas residuais da ETAR no Alto Nabão, de fazer algumas experiências, de ver microrganismos através de microscópio e ainda de ver um filme produzido pelo Município, cobre o Ciclo Urbano da Água
Destinatários: Alunos do 2º e 3º ciclo


Projeto Sol e Saúde
Objetivo: Alertar para os cuidados a ter com a exposição solar, com a segurança alimentar, com a qualidade da água e com a proteção do meio ambiente
Descrição: Esta ação conta com a presença duma unidade móvel de suporte a intervenções de educação para a saúde e de duas Técnicas de Saúde Ambiental, que abordaram os veraneantes e distribuíram alguns folhetos informativos.
Destinatários: utilizadores da Praia fluvial do Agroal


Prova da Água
Objetivo: Sensibilizar para a preservação dos recursos hídricos e para o consumo de água da torneira
Descrição: No stand foram oferecidas águas aromatizadas para consumo e foi dinamizado um jogo em que os veraneantes eram convidados a provar duas águas, tentando identificar qual delas era do abastecimento público e qual era engarrafada.
Destinatários: utilizadores da Praia fluvial do Agroal


Verão a reciclar
Objetivo: promover a reutilização de materiais cujo destino seria o lixo ou a reciclagem, e a sensibilização para a separação.
Descrição: Foram feitos jogos didáticos em que eram feitas questões sobre a separação de resíduos recicláveis.
Destinatários: utilizadores da Praia fluvial do Agroal


Praia Lixo Zero
Objetivo: Alertar os veraneantes para o correto acondicionamento e deposição dos pequenos lixos produzidos em contexto de praia
Descrição: A ação consistiu na abordagem direta com os veraneantes, explicando o objetivo da campanha e respondendo a dúvidas levantadas. Como oferta os utilizadores levaram uma pala electroestática.
Destinatários: utilizadores da Praia fluvial do Agroal
10 semanas 10 dicas
Objetivo: Alertar para o risco de poluição dos mares e oceanos
Descrição: Para cada semana da época balnear foi criada uma frase relacionada com a poluição dos oceanos e mares, que foi afixada na praia, em local bastante visível.
Destinatários: utilizadores da Praia fluvial do Agroal
Frases utilizadas:
- Semana 1: Sabia que cerca de 80% do lixo marinho provém dos rios?
- Semana 2: Prefira os reutilizáveis!
- Semana 3: O que acaba no rio, acaba no mar!
- Semana 4: O mar começa aqui. Não deite lixo para o chão!
- Semana 5: O plástico mata 100.000 animais marinhos por ano!
- Semana 6: em 2050 vai haver mais lixo que peixes no mar!
- Semana 7: Sabia que existem ilhas de lixo nos oceanos?
- Semana 8: Os microplásticos que chegam ao mar, têm como destino o nosso prato!
- Semana 9: Evite os materiais descartáveis!
- Semana 10: Os mares e as florestas são as nossas “fábricas” de oxigénio. Preserve-as!