EN FR PT ES

10º Aniversário do CEO – Centro de Empresas de Ourém

31 Maio, 2022

O CEO – Centro de Empresas de Ourém celebra hoje o seu 10º aniversário e a efeméride foi assinalada com uma sessão dedicada ao empreendedorismo no auditório da ACISO. O CEO é uma incubadora de empresas instalada no Mercado Municipal Manuel Prazeres Durão que resultou de uma parceria estabelecida entre a ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima e o Município de Ourém, contribuindo ao longo da sua história para o nascimento e desenvolvimento de novas empresas no nosso concelho.

A cerimónia teve início com a intervenção de Purificação Reis, Presidente da ACISO, que apresentou um breve resumo do historial do Centro de Empresas de Ourém e de todos os apoios disponibilizados aos novos empresários que aqui decidem iniciar o seu negócio. Referiu também que esta incubadora de empresas já albergou um total de 78 empresas ao longo dos 10 anos de existência, com uma taxa de sobrevivência das mesmas, após os três anos de instalação no CEO, de sensivelmente 70%, valor bastante acima da média nacional. A Presidente da ACISO manifestou o seu regozijo por todo o trabalho desenvolvido pelo Centro de Empresas de Ourém no apoio ao tecido empresarial local, contribuindo em muito para o desenvolvimento de novas ideias e novos empreendedores. Como prova do impacto do CEO no percurso de muitos jovens empresários oureenses, seguiu-se a apresentação de um vídeo onde atuais e antigos empresários instalados nesta incubadora de empresas comprovaram a importância da estrutura no desenvolvimento do seu negócio.

Seguidamente, deu-se início à sessão “Como ser um bom empreendedor”, iniciativa que contou com as intervenções de Paula Abreu, em representação do projeto CLDS 4G, e de Carla Pereira, consultora de apoio ao empreendedorismo. A plateia teve aqui oportunidade de conhecer os vários apoios disponibilizados pelo CLDS 4G relacionados com procura e integração no mercado de trabalho, além dos princípios base para a criação do seu próprio negócio e das linhas de financiamento disponíveis. Após esta sessão dedicada ao empreendedorismo, foram apresentados dois testemunhos de jovens oureenses que recentemente criaram as suas empresas e que partilharam com os presentes as suas experiências e os principais desafios que encontraram para iniciar os seus percursos enquanto empresários.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Natálio Reis, encerrou a sessão dedicada ao 10º aniversário do Centro de Empresas e aproveitou o momento para também partilhar algumas das suas experiências no mundo empresarial, sensibilizando todos para a importância de fatores fundamentais como a capacidade de liderança e a comunicação exercida com os diferentes públicos. Realçou ainda a relevância de uma consistente inteligência emocional para fazer face às dificuldades e enumerou alguns dos apoios que o Município de Ourém tem ao dispor dos empresários oureenses, nomeadamente aqueles que tomam a iniciativa de criar o seu próprio negócio.

A cerimónia que assinalou o 10º aniversário do CEO – Centro de Empresas de Ourém encerrou com o tradicional bolo de aniversário, num momento em que também participou o Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, Luís Serras de Sousa.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados