EN FR PT ES

Votos de Reconhecimento e Louvor – Reunião de Câmara de 20 de maio

22 Maio, 2019

A reunião de Câmara de 20 de maio foi palco da apresentação de um voto de louvor e quatro votos de reconhecimento, todos aprovados por unanimidade.

O Presidente Luís Miguel Albuquerque apresentou um voto de reconhecimento dirigido às várias empresas oureenses recentemente distinguidas com o galardão PME Excelência e PME Líder (IAPMEI), colocando o concelho de Ourém em lugar cimeiro por comparação com os restantes concelhos da região do Médio Tejo. Seguidamente apresentou um voto de reconhecimento para salientar a eleição de Carina João, Diretora Executiva da Insignare, enquanto secretária da equipa do comité executivo do European Forum of Technical and Vocational Education and Training.

A Vereadora Isabel Costa enalteceu, com um voto de reconhecimento, o feito do jovem oureense Nuno Silva que recentemente venceu o Innovation Award da Explore Competition e, por seu turno, o Vereador Rui Vital a realização do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4×4 pela Associação Espite Aventura. O Vereador Rui Vital apresentou ainda um voto de louvor dirigido à equipa de juvenis do Centro Desportivo de Fátima pela conquista do campeonato distrital e consequente subida ao Campeonato Nacional.

 

Os votos referidos são aqui disponibilizados na íntegra.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – PME EXCELÊNCIA/LÍDER 2018

Saiu há dias a atribuição do Estatuto de PME Excelência atribuído anualmente pelo IAPMEI, Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas que distinguiu 60 empresas do Médio Tejo. Esta distinção é atribuída anualmente às PMES que se destaquem com os melhores desempenhos Económico-Financeiros e de Gestão.

Das 60 empresas distinguidas 32 são de Ourém sendo Torres Novas o segundo com 8 empresas e o Entroncamento com 6.

Quanto a Empresas com estatuto PME Líder o IAPMEI distinguiu 216 na nossa região, sendo que a maioria estão sediadas no nosso concelho ou seja 89, segue-se novamente Torres Novas com 24, Abrantes com 23, Tomar e Sertã com 18 empresas cada e Alcanena com 13.

É com enorme satisfação que mais uma vez registamos este excelente resultado conseguido pelas nossas empresas o que vem também demonstrar o que temos referido muitas vezes; Ourém tem excelentes empresários.

Num Mundo global e globalizado a vida das empresas e dos empresários é um desafio e uma luta constantes, lutar com a concorrência Global exige uma capacidade de trabalho e visão permanentes e os nossos empresários têm-se mostrado pessoas capazes de ultrapassar todos estes desafios e a sua capacidade de inovação e resiliência é deveras notável.

O voto de reconhecimento aqui proposto é assim um reconhecimento merecido ao trabalho que estes Homens e Mulheres vem desenvolvendo e o papel fundamental que os mesmo tem na criação de emprego e por consequência no desenvolvimento económico do Concelho de Ourém.

Parece-me, pois, de todo justificado o voto de reconhecimento proposto.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – INSIGNARE

No passado dia 15 de maio na composição dos órgãos socias EfVET – European Forum of Technical and Vocational Education and Training – a Diretora Executiva da Insignare foi eleita enquanto secretária da equipa do comité executivo.

Esta eleição exigiu um longo processo de seleção, com provas realizadas pelos restantes membros, como ainda por entrevista de 16 agências nacionais dos países que compõem esta organização. Esta oportunidade surge após convite e indicação da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais – onde também já tem um representante português no comité alargado.

Sabendo que esta é a “associação” europeia das escolas profissionais bem posicionada junto das Instituições Europeias, esta notícia merece o nosso grande reconhecimento à instituição Insignare, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito das suas atividades internacionais e na aposta séria no ensino profissional especializado e de qualidade, que muito honra e prestigia o município de Ourém.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – NUNO SILVA

No passado dia 15 de maio, o jovem Oureense Nuno Silva, aluno do mestrado integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa a estudar no Translational Medical Device Lab, da National University of Ireland, em Galway, no âmbito de uma bolsa do Erasmus+, venceu o Innovation Award da Explore Competition.

O projeto distinguido permite de uma forma simples, rápida e eficaz detetar anatomicamente a correta posição da sonda nasogástrica, alimentando mais rapidamente o paciente e sem necessidade de realizar radiografias. Com esta solução inovadora é possível melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes, melhorando ainda o sistema nacional de saúde.

A colocação de uma sonda nasogástrica pode revelar sérios problemas patológicos, quando acidentalmente é introduzida nas vias respiratórias ao invés do estômago. Atualmente são recomendados dois tipos de verificação para corretamente saber onde foi introduzida a sonda nasogástrica: um teste de pH pode ser realizado a uma porção de fluido aspirado pela sonda; a realização de uma radiografia verifica a posição da sonda. Em ambos os testes, os pacientes precisam de esperar várias horas até à correta confirmação da localização da sonda nasogástrica. Ambos os testes representam grandes custos para o sistema nacional de saúde, quer pelos recursos utilizados, quer pelo tempo perdido por parte dos profissionais para confirmarem a posição da sonda.

Neste momento é oportuno cumprimentar e felicitar o jovem Oureense pelo seu mérito académico, reconhecido através do prémio atribuído, e agradecer o enorme contributo para o prestígio do nome do concelho de Ourém além-fronteiras.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO – ESPITE AVENTURA

Milhares de pessoas assistiram ao Campeonato Ibérico Super Extreme Trial 4×4 que decorreu no passado domingo em Espite, numa organização da Associação Espite Aventura que contou com o apoio logístico e financeiro do Município de Ourém.

A prova contou com a participação de 19 equipas oriundas de diversas regiões da península ibérica.

Pelo facto do evento ter decorrido dentro de todas as normas de segurança e ética desportiva exigidas, bem como pela afluência de público registada e, como tal, pela forma como contribuiu para a divulgação do nome de Ourém além fronteiras, o Município de Ourém propõe a atribuição de um voto de reconhecimento à Associação Espite Aventura, pela organização da prova.

 

VOTO DE LOUVOR – CENTRO DESPORTIVO DE FÁTIMA

Ontem, dia 19/05/2019, mais uma página se escreveu no já longo livro do desporto do Concelho de Ourém.

O Centro Desportivo de Fátima no escalão de Juvenis recebia a sua congénere da Atalaia no jogo decisivo que em caso de vitória levaria o CDF a ser campeão Distrital e a consequente subida ao campeonato nacional da categoria na próxima época.

Para satisfação do muito público presente os jovens do CDF encheram-se de brio e venceram justamente o seu aguerrido adversário pelo resultado de 2 – 0. Fez-se assim a festa no final do jogo, esquipa e público vibraram com mais este feito que vem enriquecer o já rico Historial desportivo do CDF e do Concelho.

Estão de parabéns principalmente os atletas, mas não podemos esquecer todo o trabalho que foi realizado pela equipa técnica, médica, técnicos de equipamentos e direção e por isso parece-nos de inteira justiça que, nós executivo, reconheçamos com um Voto de Louvor o trabalho de todos eles.

Deixando votos de ainda muitos mais sucessos desportivos a todos eles no futuro próximo. Na próxima época haverá assim mais uma equipa do nosso Concelho a disputar os campeonatos nacionais, demonstrando assim o excelente trabalho que muitas associações vão fazendo e provando que a política concelhia de apoio à construção de infra -estruturas vai dando os seus resultados.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados