EN FR PT ES

Voto de Reconhecimento – Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima

19 Junho, 2024

Na reunião de Câmara de 17 de junho, o Vereador Humberto Antunes expôs um Voto de Reconhecimento sobre o centenário da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, instituição que colabora com o Santuário de Cova da Iria no apoio e acolhimento aos peregrinos, além da organização das peregrinações no Recinto de Oração, no setor das confissões, no serviço de lava-pés e posto de socorros.

Transcrevemos na íntegra o Voto de Reconhecimento aprovado por unanimidade.

 

VOTO DE RECONHECIMENTO | ASSOCIAÇÃO DOS SERVITAS DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

“A associação Servitas de Nossa Senhora de Fátima celebrou 100 anos de existência no dia 12 de junho. Os Servitas de Nossa Senhora de Fátima colaboram com o Santuário de Cova da Iria no apoio aos peregrinos e assinalaram o seu centenário com uma Missa presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Os Servitas de Nossa Senhora de Fátima são uma associação pública de fiéis formada por leigos, religiosos, diáconos e padres, constituída canonicamente em 12 de junho de 1924, pelo então Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva. Inicialmente denominada “Servos de Nossa Senhora do Rosário da Fátima’”, a entidade destaca-se pelo seu serviço e pelas suas insígnias, e foi o primeiro corpo de voluntários de apoio ao peregrino, ainda antes do reconhecimento das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos.

Atualmente a Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima conta com cerca de 450 membros. Desses, 250 colaboram de forma ativa com os vários serviços do Santuário de Fátima, nomeadamente na organização das peregrinações no Recinto de Oração, no setor das confissões, no serviço de lava-pés e posto de socorros e no acolhimento aos peregrinos em vários locais e âmbitos da vida do santuário.

Os Servitas estão presentes em várias dioceses de Portugal continental, e a 27 de junho de 2017 a Associação foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de Membro Honorário da Ordem de Mérito.

O Município de Ourém felicita a Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima pelo seu centésimo aniversário e reconhece o notável trabalho voluntário desenvolvido em prol dos peregrinos de Fátima, ao longo de toda a sua história.”

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados