EN FR PT ES

Voto de Reconhecimento a José Manuel Dias Poças das Neves

1 Outubro, 2019

A Reunião da Câmara de 30 de setembro aprovou, por unanimidade, o Voto de Reconhecimento proposto pela Vereadora-executiva, Isabel Costa, a José Manuel Dias Poças das Neves, autor do livro “O Concelho de Vila Nova de Ourém em 1924”

“No passado domingo, dia 29 de setembro, decorreu o lançamento do livro “O Concelho de Vila Nova de Ourém em 1924”, da autoria de José Manuel Dias Poças das Neves. A iniciativa aconteceu no auditório cultural dos Paços do Concelho, integrada no programa comemorativo das Jornadas Europeias do Património 2019, às quais o Município de Ourém se associou.

Em nota de prefácio e durante a sessão de apresentação da obra, o Senhor Presidente da Câmara salientou a importância desta obra para um melhor entendimento de Ourém, através de “uma análise serena e rigorosa da sociedade nos anos vinte do século passado, o que resulta numa enriquecedora visão da Vila Nova de Ourém de então, com uma abordagem muito objetiva das circunstâncias históricas que encerrava”.

Com o estudo “O Concelho de Vila Nova de Ourém em 1924”, o autor, licenciado em História e mestre em História Regional e Local com várias publicações sobre a história local, presta um novo contributo aos cidadãos e aos oureenses em particular, ao apresentar um conjunto de “notas explicativas e aprofundadas sobre as gentes e os espaços de Vila Nova de Ourém à época” ao longo deste três capítulos que têm “como pano de fundo o ano de 1924 no concelho de Vila Nova de Ourém“ (nota do autor).

Esta publicação permite ainda retomar e prosseguir a coleção editorial Estudos e Documentos da Câmara Municipal de Ourém, com propósitos de investigação e divulgação de estudos sobre a história e o património de Ourém nas suas diferentes áreas do conhecimento. O Município de Ourém propõe um voto de reconhecimento e de gratidão ao Dr. José Manuel Dias Poças das Neves, por mais este seu estudo, que abre novos caminhos para um entendimento mais informado e esclarecido sobre um período concreto da história contemporânea.”

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados