EN FR PT ES

Voto de Pesar – Padre Sousa

20 Março, 2025

Na Reunião de Câmara de 17 de março, o Presidente Luís Miguel Albuquerque apresentou um Voto de Pesar pelo falecimento do Padre António Lopes de Sousa, aprovado por unanimidade e cujo texto transcrevemos na íntegra:

 

VOTO DE PESAR – PADRE SOUSA

Tomámos conhecimento do falecimento do Padre António Lopes de Sousa, hoje, dia 17 de março, aos 83 anos, na Casa Diocesana do Clero, em Fátima, onde residia.

Filho de Cândido Rodrigues de Sousa e de Josefa de Jesus, nasceu a 10.11.1941, em Casal da Bica (Gondemaria). Entrou para o Seminário de Leiria (em Fátima) a 15.10.1953, tendo terminado o Curso Filosófico-Teológico em julho de 1968. Foi ordenado sacerdote a 18.10.1968, pelo bispo auxiliar D. Domingos de Pinho Brandão, na igreja do Seminário Diocesano de Leiria.

Começou o exercício do seu ministério presbiteral, como coadjutor, na paróquia de Porto de Mós (1968-1969). Em janeiro de 1970, assumiu as funções de pároco do Arrimal e da Mendiga, tendo, nesta última, dinamizado a construção da nova igreja paroquial. Em agosto de 1979, foi nomeado secretário episcopal de D. Alberto Cosme do Amaral, e, em 1986, acumulou com a paroquialidade do Arrabal.

Em setembro de 1988, foi nomeado capelão do Santuário de Fátima, deixando todas as funções que exercia em Leiria; em julho de 1994, assumiu a administração do mesmo Santuário. Em janeiro de 2001, passou a integrar a Comissão Diocesana de Arte e Património. A 15 de julho de 2008, cessou as funções administrativas no Santuário de Fátima, continuando como membro do Corpo de Capelães até 2021. De 2007-2021 integrou o Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos. Em 2021, por motivo de saúde, passou a residir na Casa Diocesana do Clero.

Ao longo da sua vida destacou-se pelo trabalho, envolvimento e proximidade junto de diversas associações, instituições e da população do concelho, sendo reconhecidamente uma presença de seriedade e humildade, causa para a qual, decorria o ano de 2013, levou a ser-lhe atribuída a medalha de mérito municipal.

Propomos, assim, um Voto de Pesar a expressar pelo Município de Ourém, homenageando a memória do Padre António Sousa, reconhecendo os seus significativos contributos junto da comunidade e do seu trabalho no Santuário de Fátima.

Neste momento de luto, consideramos propor o envio do presente Voto de Pesar ao Bispo Diocesano, D. José Ornelas, bem como à família enlutada. Que esta possa encontrar conforto na lembrança das virtudes e contribuições inestimáveis do Padre António Sousa, que transcenderam o seu papel religioso.

 

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2025 - Todos os direitos reservados