EN FR PT ES

Voto de Congratulação – XVIII FESTAMBO

19 Junho, 2024

A Vereadora da Câmara Municipal de Ourém, Isabel Costa, apresentou um Voto de Congratulação dirigido à AMBO – Academia de Música Banda de Ourém pela realização do XVIII FESTAMBO, festival cultural que decorreu entre 5 de maio a 10 de junho de 2024.

O Voto de Congratulação foi aprovado por unanimidade na Reunião de Câmara de 17 de junho e é aqui disponibilizado na íntegra.

 

VOTO DE CONGRATULAÇÃO | XVIII FESTAMBO

“De 5 de maio a 10 de junho, a Agenda Cultural de Ourém foi marcada pelo XVIII FESTAMBO, realizado pela AMBO-Academia de Música Banda de Ourém.

Este festival, desde sempre apoiado pelo município e que já se tornou uma tradição no calendário cultural do concelho, nos 10 espetáculos programados fez jus ao espírito de equipa e de resiliência da coletividade bem como à capacidade de adaptação face à mudança dos paradigmas culturais.

A diversidade de estilos artísticos, a qualidade dos espetáculos e a circulação das atuações por diferentes freguesias do concelho (Nª. Srª da Piedade, Nª. Srª das Misericórdias, Atouguia, Fátima e Seiça) constituíram fatores de valorização da iniciativa.

São exemplos: o espetáculo de abertura com fado (Catarina Perdigão), o concerto de piano (João Costa), os Encontros de Coros (Chorus Auris-AMBO, D. Pedro Cristo-Coimbra e David Sousa-Figueira da Foz) e Infanto-Juvenis (com os coros da AMBO, do Canto Firme, de Tomar, e o Polifónico do Oeste, Pombal), passando pela música tradicional (grupos Romeiros, Pinhal d’ EL Rei e 9 Ritmos), o Encontro de Bandas Juvenis (Banda Juvenil de Ourém-Ambo e Orquestra Juvenil Gaeirense-Óbidos), o Teatro, Declamação e Música (Grupo de Teatro Alcateia-AMBO e Tomar-lhe o Gosto-Tomar), bem como a Dança (AMBO Latino).

Merecem um destaque particular o Encontro de Orquestras Típicas realizado no Centro Paulo VI com a participação das quatro Orquestras ainda existentes em Portugal, nomeadamente Orquestra Típica de Ourem da Ambo, Orquestra típica Albicastrense, Orquestra típica Scalabitana e Orquestra Típica de Águeda, bem como o espetáculo de encerramento realizado no dia 10 de junho – Dia de Portugal, em Tomar, com um concerto efetuado pela Orquestra de Sopros de Ourém e Camerata Oureana, da AMBO, e a participação da solista Irene Lima-Violoncelo, numa homenagem aos compositores portugueses e em particular a Joly Braga Santos no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento.

Reconhecendo o importante contributo da FESTAMBO para a dignificação e elevação da intervenção cultural do Município de Ourém, o Executivo propõe um Voto de Congratulação à AMBO pelo sucesso alcançado nesta realização, que primou pelo rigor na organização, pela qualidade dos espetáculos e pelo alcance de novos públicos, nomeadamente através da itinerância por diferentes espaços concelhios.”

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados