EN FR PT ES

Urqueira recebeu último “Voz a Vós” de 2022

29 Novembro, 2022

A Freguesia de Urqueira recebeu esta segunda-feira a iniciativa “Voz a Vós”, projeto que promove a proximidade entre eleitos e a comunidade, favorecendo a resolução dos problemas ou dificuldades existentes. O projeto “Voz a Vós” realizou-se pela décima terceira vez, percorrendo assim as treze freguesias do concelho de Ourém ao longo do ano corrente. A iniciativa promovida pelo Município de Ourém terá continuidade, assegurou o Presidente Luís Miguel Albuquerque, e serão também definidas outras metodologias que fomentem o contacto direto com o Executivo Municipal, favorecendo a resolução dos problemas de todos os munícipes.

O dia iniciou com uma reunião onde o Presidente da Câmara Municipal, Luís Albuquerque, assim como os Vereadores Isabel Costa, Rui Vital e Micaela Durão, tiveram oportunidade de ouvir o Presidente da Junta de Freguesia de Urqueira, Orlando Cavaco, sobre as necessidades do território e os projetos futuros ou em curso.

Após a reunião preparatória, seguiu-se um périplo por vários locais da freguesia que permitiu avaliar a evolução da intervenção que decorre na Rua da Caixa de Crédito Agrícola, apurar as diferentes obras de beneficiação necessárias na Escola Básica Nº1 e Jardim Infantil de Urqueira, visitar e apreciar o projeto de requalificação da antiga Capela de Nossa Senhora do Testinho (Estreito) e perceber as necessidades de reabilitação da Estrada da Mata.

A última sessão de esclarecimento do “Voz a Vós” de 2022 decorreu no Edifício-sede da Junta de Freguesia de Urqueira, momento aproveitado pelo Presidente da Câmara e pelo Presidente da Junta de Freguesia, Orlando Cavaco, para responder às questões apresentadas pelos fregueses. As perguntas versaram sobre a ausência de saneamento na freguesia, a inexistência de creches, a necessidade de passeios e de médicos de família que acompanhem a população. Foi também abordado o projeto para ampliação do lar de idosos da Associação Bem-Estar de Urqueira e as intervenções necessárias na freguesia no que a manutenção de linhas de água e de áreas florestais diz respeito.

Relativamente à gestão de áreas florestais, a sessão iniciou com uma apresentação sobre a AIGP Serras Norte de Ourém, momento onde o Presidente desta associação, Daniel Marques, apresentou o projeto e convidou os presentes para se tornarem sócios, além do incentivo para o registo das suas propriedades no BUPI. A AIGP Serras Norte de Ourém agrega propriedades florestais de Urqueira, Casal dos Bernardos e Espite.

No encerramento da sessão de esclarecimento, o Presidente Luís Miguel Albuquerque, manifestou o seu agrado pelo sucesso do projeto “Voz a Vós”, iniciativa que juntou mais de 600 pessoas nas várias edições e permitiu um reforço da relação de proximidade entre Executivo Municipal e comunidade, condição que beneficia a definição de políticas que promovam o bem-estar e concretas melhorias nas condições de vida dos munícipes.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2023 - Todos os direitos reservados