EN FR PT ES

Saiba como vai ser a “nova” Mata Municipal de Ourém

8 Junho, 2020

“Reabilitar da Mata Municipal de Ourém, promover o aumento da reciclagem no nosso concelho e reduzir a pegada de carbono igualmente no Município”, eis os pilares do reforço da aposta na preservação ambiental, anunciados pelo Presidente da Câmara, em pleno Dia Mundial do Ambiental.

Luís Miguel Albuquerque aproveitou a cerimónia que assinalou a reabertura do Centro de Interpretação Ambiental para detalhar a intervenção que o Município prevê levar a cabo na Mata Municipal António Pereira Afonso. “Queremos devolver a Mata Municipal à cidade e aos seus habitantes. Este espaço não tem sido aproveitado como devia e por isso a cidade desligou-se dele, levando a que os mais jovens desconheçam a existem da Mata, assim como a maioria dos novos habitantes de Ourém também não sabem que isto existe”, considera.

Elaborado pelos serviços municipais, o estudo-prévio apresentado pelo Presidente justifica os moldes em que será feita a requalificação ecológica e paisagista da Mata Municipal. “Esta ação consiste na remoção da flora infestante e na colocação de infraestruturas de lazer, de modo a que a mata passe a ser um reduto ecológico mais estruturado e sustentável no nosso concelho”, explica a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Ourém, elencando as valências que passarão a dotar o espaço: “Para além de um museu vivo de flora autóctone e um reduto importante para a avifauna, será uma zona de lazer e aprendizagem em plena natureza, dotada de múltiplas valências, tais como uma zona de piquenique, um pequeno lago com margens relvadas e estadias diversas, percursos pedestres com objetivos definidos (birdwatching -torre para observação de aves, casa do carvalho gigante, zona de aromáticas e chás, viveiro para propagação de sementes de autóctones da própria mata e ginásio ao ar livre), além de um parque canino, com WC apropriado.”

João Moura, Deputado da Nação e Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, testemunhou a reabertura do Centro de Interpretação Ambiental e sublinhou a importância da Mata Municipal. “Este parque, “o velho parque do Liceu”, diz muito às pessoas de Ourém, aos que estudaram e aos que ainda estudam aqui ao lado. Faz parte da nossa história, da história dos nossos jovens e da própria cidade. Felicito o Senhor Presidente da Câmara por estar a recuperar a dignidade que este espaço merece. As grandes cidades têm um pulmão verde e este é o pulmão verde de Ourém”, argumenta.

A Mata Municipal António Pereira Afonso situa-se na zona norte da cidade de Ourém, mais precisamente na envolvente do antigo Liceu, hoje requalificado e transformado na Escola Básica e Secundária de Ourém.

 

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2024 - Todos os direitos reservados