EN FR PT ES

Reunião da Câmara Municipal | 29 de junho

29 Junho, 2020

A derradeira Reunião da Câmara Municipal do mês de junho assinalou a aprovação, por unanimidade, da proposta de atribuição de apoios às associações desportivas, culturais e recreativas do concelho de Ourém. O Presidente da Câmara, Luís Miguel Albuquerque, procedeu à apresentação de um documento a propósito do tema, sublinhando “a atribuição de um valor total de 323.460 euros, a repartir entre dezenas de coletividades oureenses, ao abrigo de critérios mais justos e adequados à atividade de cada associação, decorrentes da revisão recente do regulamento” em questão.

O Presidente da Câmara apresentou ainda dois votos de reconhecimento, aprovados por unanimidade. O primeiro Voto de Reconhecimento visou o grupo de jovens que idealizou o Baloiço do Talegre, a mais recente atração turística do nosso concelho, executado com o apoio da Junta de Freguesia de Alburitel; o segundo Voto de Reconhecimento foi dedicado à iniciativa AJO – Assembleia Jovem de Ourém, levado a cabo pela Assembleia Municipal de Ourém, junto dos jovens estudantes do concelho.

Luís Miguel Albuquerque apresentou ainda mais duas das sete declarações expostas pelo Executivo Municipal nesta Reunião da Câmara. Uma, dedicada à apresentação da Imagem Comemorativa do Centenário da Escultura de Nossa Senhora de Fátima, resultante de uma iniciativa conjunta da ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima, do Santuário de Fátima e da Imprensa Nacional – Casa da Moeda; outra, versando os dados estatísticos referentes à taxa de natalidade do concelho de Ourém, que registou 333 nascimentos no ano de 2019, um número abaixo da média nacional mas acima da média verificada na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT).

O Vereador-executivo Natálio Reis apresentou uma Declaração sobre a inauguração da Rota dos Pastorinhos, oficializada a 20 de junho, em plena celebração do Dia do Município de Ourém.

A Vereadora-executiva Isabel Costa tomou a palavra para expor dois documentos, através dos quais enalteceu dois acontecimentos de índole cultural: o espectáculo musical itinerante proporcionado pelos oureenses “Podia Ser Pior”, a 21 de junho, celebrando o Dia Europeu da Música pelas ruas da cidade de Ourém; e a realização da segunda sessão do ciclo de “Congressos às Quartas”, integrado no Congresso da Rede Cultura 2027 – O Futuro da Nossa Cidade, transmitido desde o Auditório Cultural dos Paços do Concelho, no passado 24 de junho.

A promoção da equipa sénior masculina do Montamora Sport Clube à 2.ª Divisão de Honra Nacional de Ténis de Mesa, mereceu a apresentação de uma Declaração por parte do Vereador-executivo Rui Vital, enaltecendo o feito obtido por este emblema da freguesia de Fátima.

Desta reunião resultaram outras deliberações de somenos importância, como a aprovação do projeto de regulamento do Conselho Municipal de Turismo e Desenvolvimento Económico, a aprovação de propostas de protocolos de cooperação com as três corporações de bombeiros do concelho (Caxarias, Fátima e Ourém), assim como decisões relacionadas com projetos estruturantes, tais como a requalificação da Estrada de Leiria, vulgo Estrada da Loureira (Fátima) e a requalificação da ligação da Zona Industrial de Casal dos Frades – Seiça ao IC9.

 

 

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados