EN FR PT ES

Relatório de Utilização dos Serviços On-line do Município de Ourém

18 Março, 2025

Foi apresentado em reunião da câmara, o relatório da evolução dos Serviços Online do Município de Ourém (SOL) entre 2021 e 2024, destacando-se a crescente adesão dos munícipes e empresas a esta plataforma digital de interação com a autarquia.
Os serviços on-line do Município de Ourém (SOL) permitem uma maior interatividade e simplificação do relacionamento dos munícipes e empresas com os serviços camarários, evitando deslocações às instalações do Município de Ourém, visando aproximar cada vez mais a Autarquia dos munícipes, de forma rápida e eficaz. Com a utilização dos SOL, para além da submissão de pedidos eletronicamente, pode ser feito também um acompanhamento da tramitação de todos os requerimentos e processos enviados para o Município.
Em média, o número de utilizadores tem vindo a aumentar em cerca de 20% ao ano (365 em 2021 e 695 em 2024), indicando a adoção crescente da plataforma por parte, quer por munícipes, quer por empresas. Com a submissão de 1940 pedidos em 2021 e 5330 pedidos em 2024, demonstra-se uma franca evolução, com a plataforma a contribuiu significativamente para a redução da necessidade de recorrer ao atendimento presencial, o que resulta em redução de deslocações presenciais ao Município, minimização da emissão de gases de efeito estufa associada ao transporte e na promoção de práticas mais ecológicas.

A análise comparativa entre o SOL e o atendimento presencial em 2024 demonstra que 68,7% dos pedidos foram efetuados via SOL, enquanto 31,3% foram presenciais. O volume de processos (mais de 17000 em quatro anos) representa milhares de folhas de papel poupadas. Esta redução gera poupança financeira significativa, um menor impacto em recursos hídricos e consumo de energia na indústria do papel, bem como uma redução das emissões de gases poluentes relacionadas à produção e transporte de papel. Esta tramitação digital tem vindo a contribuir, desde 2021, para uma maior eficiência nos processos, agilidade e transparência na gestão de requerimentos, bem como uma melhor otimização de recursos humanos e tecnológicos.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2025 - Todos os direitos reservados