EN FR PT ES

Rede Cultura 2027 traz Congressos às Quartas a Ourém

23 Junho, 2020

O ciclo de “Congressos às Quartas” será transmitido de Ourém para o Mundo, a 24 de junho, a partir do Auditório Cultural dos Paços do Concelho, numa iniciativa integrada no Congresso da Rede Cultura 2027 – O Futuro da Nossa Cidade.

Transmitido em streaming a partir de diferentes lugares do território da Rede Cultura 2027, este ciclo de conversas pretende reflectir mais especificamente as atuais problemáticas da cultura, os impactos e a recuperação da crise pandémica nas artes e na cultura.

É precisamente neste contexto que a iniciativa chega a Ourém, esta quarta-feira, pelas 21h00, a partir do Auditório Cultural dos Paços do Concelho, refletindo sobre o retomar da actividade artística e novas modalidades de financiamento, com os contributos de Carlos André (crítico literário, que foi Governador Civil de Leiria e Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), João Aidos (programador e assessor cultural), Marco Daniel Duarte (diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e do Departamento de Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima), Maria de Jesus Monge (directora da Museu- Biblioteca da Casa de Bragança e presidente da Comissão Nacional do ICOM Portugal) e Nuno Mangas (antigo presidente do Instituto Politécnico de Leiria e presidente da Agência para a Competitividade e Inovação), numa sessão moderada por Gonçalo Cardoso (Conservador de Museu).

Para este ciclo, o Congresso articula-se com a iniciativa Próximo Passo, colaborando com as Cátedras Unesco dos Institutos Politécnicos de Leiria e Tomar, parceiros da Candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. A iniciativa Próximo Passo, nascida no Dia da Europa, o passado dia 9 de maio, tem como premissa perguntar, mais do que responder. Inspirada na plataforma “Le Jour d’Après”, promovida pelo parlamento francês, trata-se de um fórum de pensamento e debate aberto a todos, composto por 10 perguntas fundamentais sobre a Cultura e as Artes no atual contexto que vivemos.

Esta sessão do Congresso pode ser acompanhada em direto no facebook da Rede Cultura 2027 e do Município de Ourém, a partir das 21h00, mas o público pode deixar desde já os seus contributos e opiniões na seção Próximo Passo do site da Rede Cultura 2027.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados