EN FR PT ES

Plenário do CLASO reuniu com Diretora da Segurança Social de Santarém

21 Maio, 2025

Esta quarta-feira decorreu mais uma reunião do Plenário do Conselho Local de Ação Social de Ourém (CLASO), encontro que decorreu no auditório da StartUP Ourém e contou com a presença da Diretora do Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social, Paula Carloto.

O CLASO é uma plataforma de coordenação entre entidades públicas e privadas que atuam no concelho de Ourém na área da ação social e a reunião foi presidida por Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, acompanhado da Vereadora com o pelouro da ação social, Micaela Durão. Nesta reunião onde marcaram presença representantes das diversas instituições multissetoriais que compõem o CLASO, foi discutido um conjunto de assuntos relacionados com a atividade da plataforma e com as ações em perspetiva para o ano corrente.

Além de um conjunto de informações relacionadas com eventos municipais, foi discutida e aprovada a integração de dois novos membros no CLASO (Congregação das Religiosas Amor de Deus e Projeto Radar Social). O relatório de execução do Plano de Ação para 2024 foi aprovado por unanimidade, assim como o Plano de Ação para 2025 que prevê a realização de mais de 100 atividades. O CLASO validou ainda os pareceres sobre as candidaturas de duas entidades concelhias (APDAF e Arca da Aliança), as alterações necessárias ao Plano de Ação do Radar Social e teve conhecimento do ponto de situação relativamente ao usufruto das cantinas sociais, integradas no Programa de Emergência Social.

Seguiram-se um conjunto de intervenções de âmbito geral, momento onde Paula Carloto manifestou o seu regozijo por estar em Ourém, concelho que apontou como referência na aplicação de medidas sociais e na articulação necessária entre as várias entidades do setor. O Presidente da Câmara Municipal de Ourém fez um enquadramento sobre vários assuntos relacionados com voluntariado, educação e saúde no concelho, com destaque para as novas instalações do CLDS 5G (Contrato Local de Desenvolvimento Social 5ª Geração de Ourém), agora no edifício da StartUP Ourém.

Após a reunião do Plenário do (CLASO) seguiu-se uma visita às instalações da APDAF em Alqueidão, onde foi possível verificar a implementação do projeto FICA (Frente para a Integração das Comunidades Apoiadas), que tem como objetivo acelerar o processo de integração de cidadãos pertencentes à comunidade migrante, requerentes ou benificiários do estatuto de proteção internacional. O projeto promove formações que transmitem aprendizagens essenciais a nível cultural e profissional, facilitando a obtenção de emprego, além de todo o suporte necessário para uma rápida e eficaz integração.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2025 - Todos os direitos reservados