EN FR PT ES

Ourém vai integrar Sistema Intermunicipal de Bicicletas para Uso Público

28 Julho, 2022

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) vai lançar um novo concurso público para implementação do Sistema Intermunicipal de Bicicletas para Uso Público do Médio Tejo. Este projeto que pretende ser um contributo para o combate às alterações climáticas e para a descarbonização da região, vai acontecer no concelho de Ourém e em outros 10 municípios da CIMT, num investimento base de 1 milhão e 850 mil euros, sujeito a uma comparticipação FEDER de 85%.

Além de Ourém, também Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha vão receber mais de 250 bicicletas elétricas, disponíveis nas cerca de 65 estações definidas no estudo sobre a rede de percursos clicáveis intermunicipal, elaborado pela CIMT em colaboração com os diferentes municípios. Este estudo permitiu identificar os percursos pré-existentes e definir novos percursos compatíveis com a utilização de bicicleta, que possibilitem a ligação entre todas as sedes de concelho da CIMT. O projeto tem na sua génese o Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes do Médio Tejo, que tem uma estratégia assente no desenvolvimento da mobilidade ciclável e que prevê um conjunto de medidas de intervenção e de promoção dos modos suaves.

Segundo a CIMT a “utilização da bicicleta para a mobilidade quotidiana da população, sobretudo para as deslocações por motivo de trabalho, estudo ou para o acesso ao comércio e serviços, é uma mais valia a vários níveis e uma oferta alternativa ao transporte motorizado”. O concelho de Ourém será contemplado com cerca de 30 bicicletas elétricas, com as estações, docas e restantes infraestruturas necessárias a serem implementadas em vários locais de Ourém e Fátima.

O Sistema Intermunicipal de Bicicletas para Uso Público do Médio Tejo será um serviço público que incentiva a mobilidade ciclável na região, contribuindo deste modo para a necessária descarbonização do nosso planeta.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados