EN FR PT ES

Ourém assinala Dia do Município e 30 anos da cidade de Ourém

20 Junho, 2021

Ourém celebrou este domingo, dia 20 de junho, a efeméride que assinala o Dia do Município de Ourém.
Ainda com algumas limitações e num formato mais restrito tendo em conta as medidas impostas pelas autoridades governamentais no âmbito da pandemia da COVID-19, as comemorações tiveram início pela manhã, com o tradicional Hastear das Bandeiras em frente ao Edifício-sede do Município de Ourém, na Praça D. Maria II e a participação da Orquestra de Sopros da Academia de Música Banda de Ourém, que interpretou o hino nacional.
Ainda antes da sessão solene, na presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, procedeu-se à inauguração do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do Município de Ourém, localizado no Espaço Empresa, espaço anexo ao edifício-sede.

De seguida, já no Teatro Municipal de Ourém, teve lugar a sessão solene evocativa do Dia do Município onde se procedeu à entrega das Distinções Honoríficas, nomeadamente as Medalhas de Mérito Municipal, anualmente concedidas a personalidades e/ou empresas que elevam bem alto o nome de Ourém em Portugal e no Mundo, assim como a das Medalha de bons serviços aos funcionários que completam 25 anos ao serviço da Câmara Municipal de Ourém, cerimónia abrilhantada pela atuação da pianista Nádia Roseiro e da cantora Laura Pimenta.

Na mesma cerimónia, discursaram o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, o Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, o Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco. Mas também a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações que, logo após a assinatura do Protocolo para a Implementação do CLAIM, no uso da palavra que lhe foi concedido, destacou a exemplar atuação atuação do Município relativamente ao tema dos migrantes.

O programa das celebrações teve continuidade da parte da tarde, com a inauguração do passadiço do Agroal e a cerimónia do hastear das bandeiras azul e de qualidade de ouro, na praia fluvial do Agroal. As cerimónias do Dia do Município 2021 terminaram no local onde tiveram início: em frente ao Edifício-sede do Município de Ourém. Com um bolo de aniversário a rigor e uma atuação itinerante da Sociedade Filarmónica Ouriense cantaram-se os parabéns e apagaram-se as velas à Cidade de Ourém, no ano em que comemora o seu trigésimo aniversário.

Este momento contou também com a presença de vários Munícipes nascidos em 1991 e que, a convite do Município, se associaram aos festejos deixando o seu testemunho numa cápsula do tempo que hoje foi fechada e será aberta apenas a 20 de junho de 2041.

À semelhança dos vários momentos do dia, este foi, da mesma forma, uma circunstância muito participada onde para além da Presidência e restante Vereação da Câmara Municipal e Assembleia Municipal, muitos foram os populares que fizeram questão de se associar às comemorações daquela que é, também, a sua cidade e pela qual sentem, de igual forma, um forte sentimento de pertença.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados