EN FR PT ES

“Operação Fátima 2022” arranca com visita do Ministro José Luís Carneiro

12 Maio, 2022

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, deslocaram-se a Fátima nesta tarde de 12 de maio, para acompanharem as operações da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no âmbito da Peregrinação Internacional do 13 de maio, em Fátima.

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque e o Vereador Rui Vital receberam os dois membros do Governo Central em plena cidade de Fátima, para uma explicação pormenorizada de todo o contingente envolvido nesta megaoperação montada em torno da peregrinação ao Santuário de Fátima, para a qual são esperadas milhares de pessoas, entre hoje e sexta-feira 13 de maio,  naquela que é a primeira grande Peregrinação Aniversária sem as condicionantes provocadas por dois anos de pandemia de Covid-19.

O início da visita decorreu no Posto Territorial de Fátima para um briefing sobre a Operação Peregrinação Segura da GNR, seguindo-se uma visita pela cidade ao Dispositivo de Segurança.

A Comitiva deslocou-se posteriormente ao Posto de Comando da ANEPC, instalado no Colégio de São Miguel, onde se inteiraram da “Operação Fátima 2022”, seguida de uma visita ao Posto Médico Avançado do INEM e ao Posto de Comando de Setor (Alfa).

A visita oficial foi concluída no Posto Médico Avançado da Cruz Vermelha Portuguesa.

O Ministro José Luís Carneiro transmitiu “uma mensagem de confiança e de segurança àqueles e àquelas que se dirigem para aquele que é um dos maiores centros espirituais do mundo: Fátima”. O governante agradeceu a todos os profissionais que integram esta vasta operação referindo que “são cerca de 700 elementos que desde o dia 30 de abril têm vindo a acompanhar os fluxos por todo o país, e até numa ação de cooperação também com a Espanha tem vindo a ser desenvolvida, tendo em vista garantir que todo o percurso dos peregrinos se faz em segurança e em condições de bem estar”.

No total, a “Operação Fátima 2022” conta com cerca de 300 operacionais de mais de três dezenas de corporações de bombeiros dos distritos de Santarém e Leiria, durante os dois dias de duração da Peregrinação, no decurso dos quais será assegurada a prestação de assistência e socorro aos milhares de peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima para as cerimónias religiosas.

Este dispositivo de segurança envolve também, para além das corporações de bombeiros, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, a Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Guarda Nacional Republicana e o Corpo Nacional de Escutas, além de outras entidades como a Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima e o Agrupamento do Centro de Saúde do Médio Tejo.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados