EN FR PT ES

Município de Ourém com 26 novos oleões

30 Outubro, 2020

A Câmara Municipal de Ourém procedeu à instalação de 26 oleões distribuídos pelo concelho que irão contribuir para um Município mais limpo e ambientalmente sustentável.

Sabia que os óleos alimentares usados (OAU), se não forem bem encaminhados, vão poluir os cursos de água? E que apenas 1 litro de óleos alimentares usados polui 1 milhão de litros de água?

A pensar numa solução para os óleos usados produzidos no setor doméstico, a Câmara Municipal de Ourém celebrou um contrato com a empresa Hardlevel, entidade que ficará responsável pela gestão de todo o sistema, desde a recolha, transporte, pré-tratamento e armazenamento. Seguidamente a empresa em causa venderá o óleo recolhido para produção de energia (1000 litros de OUA resultam na produção de sensivelmente 950 litros de biodiesel).

LISTAGEM DOS LOCAIS ONDE FORAM COLOCADOS NOVOS OLEÕES

Como funciona o oleão?
O sistema é muito simples: basta colocar o óleo alimentar usado (OUA) em garrafas ou garrafões de plástico que tenha em casa e depois colocar no oleão.
O oleão tem um sistema inteligente acoplado, que através de uma plataforma informa o nível de enchimento e o número de despejos em tempo real. Esta inovação tecnológica é muito amiga do ambiente pois evita deslocações desnecessárias (reduz a pegada do carbono).
A plataforma também permite o contacto com os munícipes.
Fique atento! Brevemente divulgamos a forma de rastrear os depósitos e teremos prémios para quem reciclar mais!

 

 

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados