EN FR PT ES

Município de Ourém aderiu à Rede de Espaços de Coworking/Teletrabalho

30 Abril, 2021

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, deslocou-se esta sexta-feira até Vouzela para firmar o acordo de cooperação que vai viabilizar a instalação de um espaço de teletrabalho ou coworking no nosso concelho. Este projeto promovido pelos Ministérios da Coesão Territorial, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social pretende contribuir para a dinamização dos territórios do Interior, facilitando a fixação e atração de pessoas e empresas.

O novo espaço oureense de coworking e teletrabalho será instalado no Edifício Multiusos de Freixianda, espaço que reúne todas as condições para albergar os utilizadores deste projeto. Estes espaços disponibilizados pelas autarquias estarão devidamente equipados com computadores, impressoras e acesso à internet, divididos em áreas de diferentes tipologias. Terão também zonas privadas para videochamadas, bem como espaços para a realização de reuniões e ações de formação. O objetivo passa por diminuir a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica, melhorando a qualidade de vida das populações do Interior e promovendo a conciliação entre a vida familiar e a vida profissional.

O Município de Ourém entendeu aderir a este programa porque o mercado de trabalho terá forçosamente que se adaptar às novas realidades laborais, na sequência dos períodos de confinamento impostos para controlo da pandemia de Covid-19. Neste contexto, o teletrabalho e o coworking representam uma grande vantagem do ponto de vista da redução da assimetria geográfica de ofertas profissionais, democratizando as oportunidades entre as regiões de elevada densidade populacional e as de menor densidade.

O protocolo de adesão à rede foi assinado entre a CIM do Médio Tejo, a Câmara Municipal de Ourém, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). A cerimónia contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira e o Secretário de Estado do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados