EN FR PT ES

Município celebra protocolo com Associação de Desenvolvimento Serras Norte de Ourém

16 Outubro, 2025

A Câmara Municipal de Ourém encetou diversos procedimentos para a constituição da Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) Serras do Norte de Ourém, entidade criada em 2021 que abrange as freguesias de Espite, Urqueira, Rio de Couros e Casal dos Bernardos, numa área de 2.931 hectares. Após várias ações de divulgação desenvolvidas junto dos proprietários rurais, foi possível constituir a ADN – Associação de Desenvolvimento das Serras Norte de Ourém, opção que reúne mais vantagens e que melhor defende os interesses das populações, proprietários e atores locais.

A ADN – Associação de Desenvolvimento das Serras Norte de Ourém é uma associação particular, sem fins lucrativos, que contempla uma medida programática designada de “Áreas Integradas de Gestão da Paisagem”, com o propósito de promover a gestão e exploração comum dos espaços agrícolas e florestais em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio. Pretende-se com esta abordagem garantir uma maior resiliência ao fogo e melhorar os serviços de ecossistemas, promovendo a revitalização destes territórios e a adaptação às alterações climáticas. Esta associação representa os proprietários rurais dentro da AIGP Serras do Norte de Ourém e assume a responsabilidade de elaborar e gerir a Operação Integrada de Gestão da Paisagem, em articulação com outras entidades públicas, organizando os proprietários agroflorestais através de Agrupamentos de Produtores Florestais e numa Unidade de Gestão Florestal. Com estas medidas pretende-se melhorar a gestão e defesa da floresta contra incêndios, criando valor acrescentado aos ativos agroflorestais dos seus associados, através da implementação de medidas preventivas que minimizem os riscos de incêndio e favoreçam a gestão da floresta.

Neste contexto, o Município determinou apoiar a ADN — Associação de Desenvolvimento das Serras Norte de Ourém no financiamento de parte das despesas de gestão ainda não contempladas pelo programa Governamental que rege a entidade. Para esse efeito, o protocolo aprovado na reunião do passado dia 6 de outubro determina a atribuição de um apoio financeiro municipal até ao montante de 30.000 euros.

Partilhar:

Veja também

Política de Privacidade Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2025 - Todos os direitos reservados