EN FR PT ES

Luís Albuquerque: «Câmara de Ourém será sempre parceira de Fátima e dos fatimenses»

23 Março, 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém foi um dos convidados de honra na cerimónia de apresentação do programa celebrativo do 25.º aniversário da elevação de Fátima à categoria de Cidade. Disponibilizamos a versão integral da intervenção de Luís Miguel Albuquerque.

Vivemos um ano muito especial para a Freguesia de Fátima, razão pela qual aqui estamos esta noite, reunidos em torno da apresentação oficial do programa alusivo ao 25.º aniversário da Cidade de Fátima.

Foi com enorme orgulho e sentido de responsabilidade que o Município de Ourém aceitou o desafio da Junta de Freguesia local para se associar a estas celebrações.

Fátima é uma das duas cidades deste nosso Concelho. É também uma das freguesias que mais têm contribuído para o desenvolvimento social do nosso território, através de uma comunidade empenhada, de uma teia empresarial dinâmica e multifacetada e de um número considerável de instituições que zelam pelo passado, presente e futuro de Fátima e dos fatimenses.

Tal como o Presidente Humberto Silva teve oportunidade de aqui recordar, Fátima tornou-se no Altar do Mundo, pois abraça em si o maior santuário de culto mariano de toda a Europa. É um estatuto que muito orgulha a todos os portugueses em geral, e aos oureenses em particular, independentemente do credo de cada um.

Fátima é também a Cidade da Paz, pelos valores que defende e pelo significado especial da mensagem que transmite ao Mundo.

Permitam-me, no entanto, que acrescente e sublinhe: Fátima é muito mais! Fátima vale muito mais! É hoje uma cidade cada vez mais moderna e preparada para responder às exigências do presente e do futuro, nunca esquecendo as suas origens e o muito que nos orgulha o seu passado.

Porque não nos custa reconhecer, Fátima é uma alavanca impulsionadora do nosso Concelho, porque projeta Ourém pelo Mundo, na mesma medida em que se apresenta como porta de entrada para a oferta cultural, histórica e patrimonial da nossa região.

Neste contexto, quanto melhor soubermos trabalhar em conjunto, mais proveitos poderemos retirar das nossas parcerias culturais, económicas e interpessoais. Quanto mais sólidas forem as relações entre estas duas cidades-irmãs, entre as vilas e demais localidades oureenses, maior será o grau de desenvolvimento de todo o nosso Concelho e da própria região.

Caros amigos,

Não poderia deixar passar esta oportunidade de reconhecer o elevado grau de empenho do Presidente da Junta de Freguesia e do Executivo que lidera, para o desenvolvimento da freguesia em geral, e da Cidade de Fátima em concreto.

É uma palavra de reconhecimento, mas também de elogio e agradecimento, pela dedicação e pelo brio demonstrado na hora de celebrar este 25.º aniversário da elevação de Fátima a cidade, através de um programa bastante oportuno e interessante, ao qual o Município de Ourém tem a honra e o privilégio de se associar.

Um programa que contém diversas iniciativas de âmbito cultural, desportivo, musical, cidadania e muito mais, e que ficará, certamente, gravado na memória de todos os que nela participarem, pelo que deixo um apelo, a que todos, nos possamos envolver nas diversas atividades que agora foram apresentadas.

Fátima, tem a ambição de ter mais atividade cultural, e este programa é o início da realização desse desejo que, tenho a certeza, terá sequência no futuro, até porque, muito em breve, teremos, finalmente, condições para utilização do novo Auditório dos Monfortinos, em Fátima, que será gerido pelo Conservatório de Música e Artes do Centro e que terá um conjunto de normas associadas para a sua utilização, por parte das Associações, Instituições, e outras entidades que assim o desejem.

A Câmara Municipal será sempre um parceiro privilegiado de Fátima e dos fatimenses, das empresas e dos empresários, de todas as instituições e demais cidadãos que trabalhem em prol do desenvolvimento de uma terra que todos sentimos como nossa.

Na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Ourém, mas também como mais um munícipe cuja história de vida está intimamente ligada à Cidade de Fátima, quero dar os parabéns à Cidade da Paz e a todos os fatimenses em especial.

Muito obrigado!

Luís Miguel Albuquerque
Presidente da Câmara Municipal de Ourém

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados