Ourém recebeu pela primeira vez na sua história uma etapa da Volta a Espanha e foi muita a animação e o público que se juntou para assistir a uma das grandes provas internacionais de ciclismo. A La Vuelta foi o pretexto para cerca de 50 mil pessoas se juntarem em Ourém, numa prova que é transmitida para todo o mundo e que reúne os maiores ciclistas de estrada da atualidade.
Esta segunda etapa ligou Cascais a Ourém num total de 194 quilómetros e o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) conquistou a vitória numa chegada ao sprint, batendo Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), seguido de Corbin Strong (Israel Premier Tech). Com este resultado o belga Wout van Aert arrebatou a liderança da classificação geral individual, vestindo pela primeira vez a camisola vermelha de líder da La Vuelta. O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) manteve o 10.º lugar no ranking geral, a 22 segundos do líder. Amanhã a La Vuelta realiza a sua última etapa em solo português e os ciclistas vão percorrer 191 quilómetros na ligação entre Lousã e Castelo Branco.
Mas a La Vuelta chegou a Ourém ainda durante a manhã com a prova Clássica Feminina que teve partida no Largo Juvêncio Figueiredo, em Freixianda, e chegada na Rua Dr. Armando Henrique Reis Vieira (Ourém). Entretanto esta prova organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e reservada a atletas das categorias Juniores, Sub23 e Elites percorreu o concelho de Ourém e presenteou todos aqueles que gostam de ciclismo com um grande espetáculo, do qual se sagrou como grande vencedora a equatoriana Natalie Revelo (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team).
A corrida de 73,4 quilómetros foi dominada por Natalie Revelo, corredora que vai em breve representar o Equador na Volta a França do Futuro Feminina. Natalie Revelo cortou a meta ao fim de 2h05m18s de corrida e em segundo lugar ficou a sua colega de equipa Ana Caramelo, seguida de Mayra Silva da equipa Tavira/Extremosul/SC Farense.
A prova contou com bastante público a apoiar as ciclistas e o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, marcou presença na abertura da prova e na cerimónia de entrega de prémios, assim como os Vereadores Rui Vital e Humberto Antunes e os Presidentes de Junta de Freguesia Paulo Nunes (União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais) e Luís Oliveira (Nossa Senhora das Misericórdias).
Ao longo de todo o dia a animação foi uma constante na cidade de Ourém, com uma transmissão em direto do programa da RTP “Aqui Portugal” e com a caravana que a La Vuelta instala nos locais das etapas.
Desde cedo a Praça do Município foi ocupada pela muita música e reportagens que a transmissão da RTP realizou um pouco por todo o concelho, promovendo os principais ex libris do nosso município para todo o país e para o estrangeiro. Além das reportagens sobre o nosso património histórico e natural, também a nossa gastronomia e tradições foram divulgadas e o público participou ativamente na festa que se instalou ao longo de todo o dia. A caravana da La Vuelta trouxe ainda mais animação com demonstrações, jogos e várias atividades para público de todas as idades.
A receção da La Vuelta é um momento incomparável para o concelho de Ourém, permitindo uma projeção internacional do nosso concelho sem precedentes e um dia de muita alegria para todos os entusiastas oureenses do ciclismo, assim como para todos aqueles que ao longo deste dia visitaram o nosso Município. Na cerimónia do pódio, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, foi agraciado com uma distinção pelo contributo e trabalho desenvolvido para que esta etapa tenha sido um sucesso e uma verdadeira festa de Ourém para todo o mundo.