EN FR PT ES

Jornadas Europeias do Património entre 28 e 30 de setembro em Ourém

12 Setembro, 2018

Jornadas Europeias do Património entre 28 e 30 de setembro em Ourém

Ourém junta-se uma vez mais às comemorações das Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual que envolve cerca de 50 países com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção do Património. As Jornadas Europeias do Património 2018 em Ourém vão ocorrer entre 28 e 30 de setembro e terão como palco o Arquivo Histórico Municipal, a Oficina do Património, o Museu Municipal de Ourém – Casa do Administrador e a Galeria da Vila Medieval.

A edição deste ano é dedicada ao tema “Partilhar Memórias”, temática que pretende relembrar o passado para que este não seja esquecido, mas sim partilhado numa troca de ideias de diferentes gerações. Esta partilha entre diferentes gerações, comunidades e países contribui para a construção de um mundo esclarecido, mais tolerante e melhor.No dia 28 de setembro o Arquivo Histórico Municipal e a Oficina do Património recebem, a partir das 10h00, o “Lançamento da Oficina Pedagógica: Nos Bastidores do Museu”. Aqui, os participantes terão a oportunidade de contactar com objetos e documentos relacionados com a elevação da Aldeia da Cruz a Vila Nova de Ourém, acontecimento que ocorreu a 25 de setembro de 1841 por alvará da Rainha D. Maria II. O Museu Municipal de Ourém oferece a oportunidade de conhecer ou compreender os métodos de pesquisa arqueológica, etnográfica ou documental e o percurso dos objetos desde a sua chegada à Oficina do Património, passando pela sua conservação e/ou restauro, até à exposição. Entre o dia 28 e 30 de setembrovai decorrer o “Dia Aberto no Museu” com visitas gratuitas à Casa do Administrador e visitas guiadas à Vila Medieval de Ourém, entre as 10h00 e as 18h00.

A participação nas iniciativas “Lançamento da Oficina Pedagógica: Nos Bastidores do Museu” e “Dia Aberto no Museu” é gratuita, mediante inscrição obrigatória para os contactos telefónicos 249 540 900, 919 585 003, ou por e-mail para museu@mail.cm-ourem.pt.

No dia 30 de setembro, pelas 15h00, irá decorrer na Galeria da Vila Medieval de Ourém o lançamento do livro “Ourém – do Castelo à Cidade” da autoria de António Rodrigues Baptista, com entrada livre.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados