EN FR PT ES

Presidente da Câmara inaugurou Jardim das Oliveiras em Toucinhos

19 Novembro, 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém inaugurou, este sábado, o Jardim das Oliveiras, em Toucinhos, um espaço histórico da Freguesia de Alburitel, há largos anos a necessitar de uma intervenção capaz de devolver o seu cariz de serviço público.

Luís Miguel Albuquerque felicitou o Executivo da Junta local pela conclusão da obra, numa palavra extensível a todos os responsáveis por esta intervenção. “O Jardim das Oliveiras era um ensejo da população e era também um objetivo no qual a Junta de Freguesia de Alburitel muito se empenhou, contando com a colaboração do Município de Ourém desde a primeira hora. Toucinhos merecia que este espaço fosse reaproveitado e recolocado ao dispor da comunidade”, vincou o Presidente da Câmara Municipal.

Esta empreitada renovou radicalmente o espaço anterior. Não sendo possível recuperar e manter o edifício da antiga Escola de Toucinhos, optou-se pelo aproveitamento total da zona em questão, dotando-a de equipamentos sociais, culturais e desportivos, como um parque infantil, um campo de petanca, um minicampo de basquetebol e um anfiteatro, por exemplo.

Fazendo jus ao nome, a Oliveira voltou a ser a árvore de referência de um espaço igualmente engalanado pelas pinheiras que ali se mantém intactas. Num novo jardim de relva sintética, pontificam agora jovens oliveiras que acompanharão a evolução do espaço e de toda a sua envolvência.

Apoio municipal
Promovida pela Junta de Freguesia de Alburitel, a requalificação do Jardim das Oliveiras foi adjudicada pelo valor de 146.892,29€. De acordo com o protocolo celebrado a 14 de maio de 2021, o Município de Ourém concedeu um apoio financeiro até ao montante de aproximadamente 124.000€, correspondente a 80% do valor total previsto neste investimento.

Autarcas presentes
Além da presença natural do Executivo da Junta, composto por Engrácia Marques Carriço, Filipe Cortez e Alfredo Silva, sobressaiu a presença de João Moura, Presidente da Assembleia Municipal de Ourém e Deputado da Nação.

O Presidente da Câmara Municipal esteve acompanhado pelas vereadoras Isabel Costa e Micaela Durão, num evento marcado também pela presença de vários presidentes de outras juntas e uniões de freguesias do Concelho. Humberto Figueira da Silva (Fátima), Jorge Lopes (Rio de Couros e Casal dos Bernardos), Luís Oliveira (Nossa Senhora das Misericórdias) e Nélson Antunes (Caxarias) fizeram questão de acompanhar a inauguração do Jardim das Oliveiras, num sinal claro de unidade entre os vários territórios oureenses.

Inauguração molhada, inauguração abençoada
À segunda foi de vez. Depois de um primeiro adiamento forçado pelas condições climatéricas adversas, temeu-se o pior, mas o Jardim das Oliveiras foi mesmo inaugurado. A chuva deu tréguas durante uns minutos, o tempo suficiente para que a população se unisse em torno deste momento histórico.

Luís Miguel Albuquerque e Engrácia Marques Carriço descerraram a placa e o Padre José Luís Ferreira assumiu a cerimónia de bendição do Jardim das Oliveiras.

“Podia ser pior”…
Porco no espeto, bebidas reconfortantes em dia de chuva e música para aquecer o espírito, a cargo dos oureenses “Podia Ser Pior”, a estrearem simbolicamente o novo anfiteatro do Jardim das Oliveiras.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados