O Município de Ourém recebeu esta segunda-feira, dia 21 de novembro, o IV Encontro de Museus do Médio Tejo, que decorreu ao longo do dia de hoje na cidade de Ourém. A sessão de abertura contou com a presença da Vice-Presidente Isabel Costa, João Pinto Coelho, da Rede de Museus do Médio Tejo, Miguel Pombeiro, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e Eunice Lopes, em representação do Instituto Politécnico de Tomar.
Assumindo a importância e preponderância dos museus na sociedade, o tema destas jornadas foi “O Poder dos Museus”, igualmente adotado para Dia Internacional dos Museus em 2022, com a organização e privilegiar o trabalho que vem sendo realizado por toda a comunidade museológica e demais atividades nas diferentes áreas e contextos culturais, sociais, económicos e ambientais, da região e do próprio território nacional.
Organizado pela primeira vez numa lógica descentralizada, fora do circuito académico, este encontro decorreu essencialmente no Teatro Municipal de Ourém onde se aflorou e debateu, ao longo da manhã, exemplos museológicos, mecanismos e aspetos práticos da rede, bem como casos concretos onde, pela envolvência comunitárias, Ourém também se insere. A parte da tarde foi dividida em sessões paralelas que sectorialmente abordaram temas variados desde o Património Imaterial à Conservação e Restauro, passando pela comunicação, acessibilidades e educação.
Organizado pela Rede de Museus do Médio Tejo, em parceria com o Município de Ourém, os IV Encontro de Museus do Médio Tejo encerraram com um momento musical por Bia Maria, após um painel composto por Jorge Neto, Hélder Marques e João Coelho e onde participou também a Vice-Presidente da Câmara Municipal. Na sua comunicação, Isabel Costa agradeceu a presença dos participantes, reforçando o esforço de envolvimento do Município no envolvimento da comunidade através da oferta educativa do Museu Municipal de Ourém.