As obras de requalificação realizadas na Escola-sede do Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, em Caxarias, foram hoje formalmente inauguradas e apresentadas a toda a comunidade educativa. A cerimónia permitiu avaliar as várias intervenções realizadas, confirmando a aposta do Município de Ourém na melhoria das condições dos estabelecimentos de ensino do território, para benefício dos alunos e de todos aqueles que diariamente contribuem para o sucesso educativo concelhio.
A Escola E.B. 2.3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão recebeu um investimento de quase 1 milhão de euros que se refletiu na construção de uma portaria e estacionamento exterior, beneficiações no bar e no refeitório, além de novo equipamento de aquecimento. Foi também realizada uma intervenção na cobertura, nas fachadas e no isolamento do edifício, contribuindo para um aumento da eficiência energética e para a pretendida compatibilização da arquitetura exterior com o recentemente inaugurado Centro Escolar de Carvoeira.
A Diretora do Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, Cláudia Campos, deu as boas-vindas a todos e iniciou a sessão solene de inauguração com um agradecimento ao Município de Ourém pelo trabalho desenvolvido nesta Escola, mas também nos vários projetos promovidos na área da educação um pouco por todo o concelho. Cláudia Campos agradeceu também a toda a comunidade educativa pelo apoio e envolvimento no projeto e realçou que “esta inauguração não é apenas mais um marco importante na história deste agrupamento de escolas, é um investimento nas escolas da rede pública e uma oportunidade para continuar a implementar um ensino de vanguarda com melhores condições para quem aqui trabalha e aprende”.
Seguiu-se a intervenção da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), Isabel Damasceno, que salientou a importância do financiamento comunitário para o desenvolvimento de projetos estruturantes para o futuro das populações, como é exemplo a área da educação. “Estas requalificações são fundamentais para o ensino público, para os nossos jovens e para o nosso futuro”, reforçou Isabel Damasceno, lembrando que as aprendizagens necessárias aos alunos não se cingem à escola, mas dependem também do contributo de toda a comunidade educativa. A Presidente da CCDR Centro enalteceu ainda a capacidade de realização da Câmara Municipal no planeamento e execução dos projetos, aproveitando de forma eficiente os fundos comunitários ao dispor e criando condições para os jovens terem um futuro promissor e com oportunidades.
A última intervenção coube ao Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, que dirigiu, em primeiro lugar, um agradecimento à Escola e a todos os intervenientes pela resiliência com que ultrapassaram as dificuldades vividas durante as obras de requalificação. Segundo Luís Miguel Albuquerque, “esta era uma intervenção que se impunha e que veio completar a construção do Centro Escolar de Carvoeira”, manifestando a sua satisfação pelo objetivo cumprido, com um agradecimento à Presidente da CCDR Centro pela colaboração e por acreditar nos vários projetos promovidos pelo Município de Ourém. O Presidente da Câmara lembrou que “nestes seis anos, só da CCDR Centro, o Município recebeu cerca de 15 milhões de financiamento, integrados num total de sensivelmente 20 milhões de investimento”. Luís Miguel Albuquerque finalizou a sua intervenção com o anúncio de que o Município tem já vários projetos em curso ou em vias de iniciar no âmbito do novo quadro comunitário de apoio, com a garantia de que o Município de Ourém continuará ao lado da comunidade educativa na procura das melhores soluções para os problemas existentes.
A cerimónia de inauguração contou ainda com um espetáculo musical protagonizado por alunos do Conservatório de Música e Artes do Centro e também com um espetáculo de dança apresentado por alunas da Escola E.B. 2.3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão. Entre várias individualidades, marcaram presença os Vereadores Isabel Costa, Rui Vital, Micaela Durão e Humberto Antunes, além dos Presidentes da Junta de Freguesia de Caxarias, de Urqueira e da União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, Nelson Antunes, Orlando Cavaco e Jorge Lopes, respetivamente, assim como o Secretário da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Jorge Simões.