EN FR PT ES

Inauguração da Lavandaria Social – CRIF Lavanda

30 Outubro, 2021

O Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF) inaugurou este sábado o seu mais recente projeto: a Lavandaria Social – CRIF Lavanda. A nova valência do CRIF é uma iniciativa inovadora que tem como principal objetivo possibilitar aos jovens e adultos com deficiência, o desenvolvimento de atividades que potenciem a autonomia e integração no mercado de trabalho.

A cerimónia de inauguração da Lavandaria Social – CRIF Lavanda contou com a presença de muitas personalidades associadas ao projeto, entre as quais o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, a representante regional do centro do programa “Portugal Inovação Social”, Alexandra Neves, o Diretor da Segurança Social de Santarém, Renato Bento e a Presidente da ACISO – Associação Comercial Ourém-Fátima, Purificação Reis. O Presidente do CRIF, Padre António Pereira, iniciou o momento dedicado às intervenções oficiais com um agradecimento generalizado a todas as entidades que contribuíram para o desenvolvimento do projeto, salientando que esta é apenas a primeira fase do mesmo já que o objetivo passa por edificar o ambicionado Lar Residencial da instituição. Seguiu-se a intervenção da Presidente da ACISO, Purificação Reis, que detalhou o apoio prestado pelo tecido empresarial concelhio ao projeto do CRIF e sublinhou o impacto da iniciativa “Terço de Fátima”, que já permitiu angariar cerca de 200 mil euros para apoiar as iniciativas desta instituição fatimense. O Diretor da Segurança Social de Santarém centrou a sua intervenção no enaltecimento e na importância do trabalho em rede que envolve o Estado, as instituições sociais e a comunidade, fator fundamental para a concretização e para o sucesso destes projetos. Já a representante da “Portugal Inovação Social” dirigiu-se aos utentes que colaboram na CRIF Lavanda e mostrou o seu regozijo por esta iniciativa ver a luz do dia para benefício destes e de toda a sociedade civil. Por último, Luís Miguel Albuquerque, sublinhou o trabalho desenvolvido pelo CRIF nos 45 anos de existência que celebrou recentemente, personificando este trabalho no Padre Pereira como representante de todas as Direções que dirigiram a instituição. Lembrou o apoio prestado pela Câmara Municipal e por outras entidades públicas e privadas que permitiram financiar 30% do projeto (os restantes 70% foram fruto da candidatura ao Portugal 2020), num investimento global superior a 200 mil euros no âmbito do programa Portugal Inovação Social. O Presidente da Câmara alertou ainda para a necessidade dos protocolos celebrados entre estas instituições e a Segurança Social serem atualizados, garantindo a sustentabilidade das mesmas, e manifestou disponibilidade para continuar a apoiar os projetos ambicionados pelas várias instituições de âmbito social do concelho.

Após as intervenções oficiais, seguiu-se uma representação protagonizada por utentes do CRIF e elementos d`O Alguidar – Associação de Desenvolvimento Cultural, que antecedeu a apresentação das instalações da Lavandaria Social – CRIF Lavanda. Esta nova valência do CRIF está aberta todos os dias úteis, dispondo de serviços de lavandaria, engomadoria, tinturaria e limpeza a seco. O Vereador da Câmara Municipal, Natálio Reis e o Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva, também participaram na cerimónia de inauguração da Lavandaria Social – CRIF Lavanda.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados