EN FR PT ES

III Encontro de Museus do Médio Tejo

11 Novembro, 2021

Decorreu no passado dia 8 de novembro o III Encontro de Museus do Médio Tejo no Instituto Politécnico de Tomar.

Numa organização da Rede de Museus, da CIM do Médio Tejo e do IPT, o evento incidiu na temática os “Museus e a Educação 2021”, tendo contado com um conjunto diversificado de oradores convidados.

A Vereadora da Câmara Municipal de Ourém, Isabel Costa, responsável, entre outros pelo pelouro da Cultura, foi a moderadora responsável do 2.º painel subordinado à temática “Recuperando laços e afetos: museus e público escolar em tempos de desconfinamento”.

O Museu Municipal de Ourém marcou presença no Encontro com a comunicação “O Projeto educativo do Museu Municipal de Ourém, o desafio de mediar e formar públicos”, da responsabilidade de Ana Carvalho e Sílvia Rodrigues.

Reconhecendo as instituições culturais como campo educativo e as instituições educativas como polos culturais, a Rede de Museus do Médio Tejo trouxe a debate as práticas dos parceiros da Rede neste âmbito das relações comunidade, educação e cultura. E, ampliando a lente geográfica, a Rede trouxe para o debate outras experiências, nacionais e internacionais, observadas e/ou efetivadas por equipas de museus, investigadores e museólogos, para discutir que papel poderão ter os museus nesta travessia para um novo paradigma de ação concertada entre agentes culturais, educativos (formais/não-formais) e científicos para garantir uma cidadania cultural plena.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2021 - Todos os direitos reservados