EN FR PT ES

Festa do Livro de Ourém – 07 de Maio

8 Maio, 2022

A programação definida para o último dia da 5ª Festa do Livro de Ourém começou logo pela manhã com uma sessão de hora do conto dirigida a famílias e à volta do livro “A ovelhinha que veio para jantar”, na Sala Estúdio do TMO. Com uma plateia repleta de crianças, a dupla de contadores de histórias, João Aidos e Sílvia Rodrigues, transportou o público para o imaginário de uma relação especial que se estabelece entre um lobo e uma ovelha, onde é enaltecido o poder da amizade, apesar de improvável e das diferenças de cada um.

Muitos dos participantes da iniciativa “Poesia… Para além da Pandemia” desenvolvida pela Biblioteca Municipal de Ourém, reuniram-se no final da tarde para uma tertúlia na Sala Estúdio do TMO. O objetivo foi reviver e celebrar o sucesso desta importante iniciativa realizada em 2021, com visível impacto junto da comunidade e capacidade para promover a literatura e a poesia. A tertúlia contou com participantes de várias idades e possibilitou uma conversa descontraída sobre a importância da poesia e deste género de iniciativas para a necessária valorização da leitura na sociedade, com especial incidência nas novas gerações. A Vereadora da Câmara Municipal de Ourém com o pelouro da cultura, Isabel Costa, dirigiu a conversa e aproveitou o momento para anunciar a criação de uma publicação que congregará os vários poemas apresentados na iniciativa “Poesia… Para além da Pandemia”. Também a Vereadora com o pelouro da educação, Micaela Durão, participou no evento e enalteceu a importância da promoção da poesia e da leitura como objetivos fundamentais da política cultural e educativa do concelho.

A partir das 21h30, Rodrigo Leão, Gabriel Gomes, Viviena Tupikova, Carlos “Tony” Gomes e Miguel Borges foram responsáveis por uma noite única no Teatro Municipal de Ourém. “Os Poetas” apresentaram ao público uma fusão entre música e poesia que inundou o palco da Sala Principal do TMO, obtendo como consequência um espetáculo extraordinário e um verdadeira hino à poesia e aos poetas portugueses. Foram trabalhados alguns dos nomes mais importantes da nossa realidade poética, que se cruzaram com as melodias compostas por Gabriel Gomes e Rodrigo Leão e com a expressividade de Miguel Borges, num espetáculo intenso, mágico e arrebatador. O cruzamento entre a poesia e as paisagens musicais criadas resultou numa combinação perfeita, para gáudio do público que se deslocou até ao TMO. O espetáculo “Os Poetas – Entre nós e as palavras” assinalou o encerramento da 5ª Festa do Livro de Ourém e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, e das Vereadoras Isabel Costa e Micaela Durão.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados