EN FR PT ES

Festa do Livro de Ourém – 06 de Maio

7 Maio, 2022

A Festa do Livro de Ourém levou, na manhã de 6 de maio, o escritor Carlos Nuno Granja à Sala Estúdio do TMO, para um encontro dedicado aos alunos que frequentam o 1º. CEB, iniciativa que proporcionou divertidos momentos através da leitura dos livros “O Rei Belarmino não é Tenor”, “A Trompa Dourada do Elefante Gigante” e «O Bobo da Sorte da Princesa Donzília». Carlos Nuno Granja conduziu as crianças através de temas importantes como o direito à diferença, o medo, a amizade e o “bullying”, numa divertida iniciativa marcada pela conversa, canções, muitas perguntas e descobertas. O encontro foi dividido em quatro sessões ao longo de todo o dia, que se estendeu aos alunos do 1º. Ciclo do CE da Caridade, CE de Santa Teresa, CE de Atouguia e EB1 de Mata. Carlos Nuno Granja é professor do 1° ciclo de escolaridade há 21 anos, Mestre em Estudos Clássicos e pós-graduado em Leitura, Aprendizagem e Integração das Bibliotecas nas Atividades Educativas. O seu gosto pela escrita abrange vários géneros, tendo 24 livros publicados, entre poesia e literatura para a infância.

Já no final de tarde de sexta-feira, a Sala Estúdio do TMO recebeu um atelier de mediação de leitura dinamizado por Bru Junça. O atelier dirigido a todos aqueles que têm interesse pela mediação de leitura, permitiu reviver ou descobrir várias histórias, contos, lengalengas ou trocadilhos, elementos do imaginário tradicional que importa preservar e continuar a transmitir às novas gerações. Bru Junça, com um vasto trabalho desenvolvido na área, partilhou as suas memórias e experiências, apresentando vários livros que a acompanham e que impulsionam a criatividade e o gosto pela leitura.

O penúltimo dia da Festa do Livro de Ourém encerrou com a realização de um Sarau de Poesia e Música com o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Toda a poesia e a música apresentada na Sala Principal do TMO esteve à responsabilidade dos alunos das escolas e colégios do concelho de Ourém, que presentearam o público com vários poemas relacionados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas, enquanto visão comum para o futuro da Humanidade. O sarau contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, assim como das Vereadoras Isabel Costa e Micaela Durão, e juntos apreciaram este espetáculo cultural que além de promover a poesia, estimulou os presentes para o cumprimento dos ODS em nome de todos os povos e do planeta.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados