Até ao próximo domingo, dia 26 de outubro, a edição de 2025 da Feira Nova de Santa Iria promete muita animação, diversões, música e iniciativas para todos os gostos. As portas foram abertas ao final da tarde desta quinta-feira, e confirma-se uma grande afluência de expositores e o dinamismo que caracteriza este certame centenário, num evento que tem como princípio primordial celebrar a memória e as tradições do nosso território.
A Feira Nova de Santa Iria 2025 iniciou com a energia contagiante da banda “Drama e Beiço”, que acompanhou a abertura oficial do evento e trouxe muita alegria e animação a todo o recinto. Seguiu-se a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, que felicitou todas as entidades e expositores presentes na cerimónia, além de manifestar o seu regozijo pelo crescimento sustentado que o evento tem verificado. O edil salientou que não foi possível acolher todos os expositores interessados em participar no certame, dado que comprova o interesse que a Feira Nova de Santa Iria suscita nos mais variados setores de negócio, como meio para expor os seus produtos e serviços junto do público.
Além das várias atrações presentes na Feira Nova de Santa Iria, Luís Miguel Albuquerque, destacou uma das grandes novidades desta edição, com a dinamização do projeto “Aldeia dos Miúdos – Faz o teu Passaporte Rural”, iniciativa educativa que convida os jovens e as suas famílias a embarcarem numa viagem simbólica pelas tradições do mundo rural. Este projeto foi idealizado por alunos da Escola Básica 2º e 3º ciclos D. Afonso, IV Conde de Ourém, no âmbito da 7ª edição da Assembleia Jovem de Ourém com o tema “As Tradições do Mundo Rural”, e permite interagir com os artesãos locais, promovendo as artes da gastronomia local, da cestaria, do pão, do queijo e outros saberes ancestrais.
Segundo o Presidente, “com esta iniciativa, os mais jovens poderão ter contacto direto com a nossa identidade e com as tradições locais” e a cada descoberta deverão colocar um carimbo no seu “Passaporte Rural”, enquanto símbolo do envolvimento e da aprendizagem partilhada. As atividades integradas na “Aldeia dos Miúdos” serão dinamizadas no recinto do certame e todos podem participar, sendo uma atividade indicada para famílias. A finalizar a sua intervenção, Luís Miguel Albuquerque, salientou também o facto de, pela primeira vez, a Feira Nova de Santa Iria contar com apoio financeiro da Turismo do Centro, no âmbito da aprovação de uma candidatura ao programa “Portugal Events” que também implica o apoio do portal Visit Portugal na sua divulgação.
Seguiu-se uma visita pelo recinto do Presidente da Câmara e restantes entidades, onde foi possível confirmar que apesar de inspirada nas antigas feiras populares, a Feira Nova de Santa Iria é um espaço de encontro entre gerações, saberes e experiências, onde o património rural, a cultura e a criatividade se unem para valorizar o território e as suas gentes.
A Feira Nova de Santa Iria alia a tradição à modernidade e apresenta um programa rico e variado, com destaque para os concertos protagonizados por João Pedro Pais, Ágata e Profjam. De destacar também as inúmeras oficinas gastronómicas e de artesanato, showcookings e degustações que vão celebrar os produtos endógenos, enquanto reflexo de uma comunidade viva que sabe transformar a sua história e património num exercício de afirmação do futuro.
Visite a Feira Nova de Santa Iria 2025 até ao próximo domingo e consulte a programação do evento disponível aqui