EN FR PT ES

Faixas de Gestão de Combustível do concelho estão a ser intervencionadas

29 Maio, 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e o Vereador com o pelouro da Proteção Civil, Rui Vital, realizaram esta sexta-feira uma visita às várias faixas de gestão de combustível já intervencionadas, um pouco por todo o concelho. A limpeza e manutenção das faixas de gestão de combustível é uma medida fundamental na defesa da floresta contra incêndios e pretende reforçar a segurança e defesa de pessoas e bens.

Os trabalhos consistem na limpeza da vegetação herbácea e arbustiva, além do abate de árvores necessário para garantir faixas de gestão de combustível completamente desobstruídas. As faixas já intervencionadas situam-se em Barroquinha e Cercal (EM 523), Cercal e Aldeia Nova (EM 505), Óbidos (CM 1448), Castanheirinho (CM 1007), Cubal e Outeiro das Gameiras (CM 1006), Ninho de Águia até ao limite do concelho (Rua da Escola), entre Barrocaria e Castanheirinho (CM 1005), entre Cardeais, Santarém dos Tojos e Barrocaria, Camalhotes e Casal dos Montes, Conceição até ao Castelo (CM 1472) e a Rua do Pinhal em Camalhotes. Na semana que agora termina, os trabalhos de limpeza incidiram em Casal do Menino e Areeiro (EM 504), Lavradio e Lagoa da Pedra (CM 1003) e na Rua 31 de Dezembro em Cercal e Vales. A limpeza e manutenção das faixas de gestão de combustível vai continuar, com vários trabalhos a concretizar nas zonas de Alqueidão, Pinheiro, Gondemaria, Escandarão, Seiça, Olival, Caxarias, Peras Ruivas e Alburitel.

A limpeza e manutenção das faixas de gestão de combustível pretende facilitar a intervenção direta de combate ao fogo diminuindo a superfície percorrida por grandes incêndios, proteger as vias de comunicação, infraestruturas, equipamentos sociais e zonas edificadas, além de facilitar o isolamento de potenciais focos de ignição de incêndios.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2020 - Todos os direitos reservados