EN FR PT ES
A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Festival de Setembro leva-nos até ao Oriente e às Viagens do Oureense Francisco Vieira de Figueiredo

8 Setembro, 2017 @ 8:00 - 10 Setembro, 2017 @ 17:00

Festival de Setembro leva-nos até ao Oriente e às Viagens do Oureense Francisco Vieira de Figueiredo

Camané, Capitão Fausto, Memória de Peixe e Ana Laíns são os cabeças de cartaz da edição deste ano do Festival de Setembro, uma iniciativa do Município de Ourém que celebra a história, valoriza o património e promove o multiculturalismo.

Já na sua terceira edição, o Festival de Setembro inspira-se na ligação entre Ourém e o Oriente a partir da viagem de Francisco Vieira de Figueiredo, um oureense que se destacou como comerciante e diplomata no crepúsculo do império português do Oriente, no século XVII e sobre as marcas culturais dos países do Sudeste Asiático/Oriente por onde passou.
É assim desde o início. Em cada edição a organização escolhe um tema de inspiração que liga Ourém a outros territórios transnacionais. Recordamos que, por exemplo, no ano passado o tema foi a cultura judaica, fomentado pela presença comprovada de judeus na Vila Medieval de Ourém.
A gastronomia é um dos pratos fortes deste Festival. De 08 a 10 de setembro, sabores do Oriente entram nas praças, nos jardins e nos melhores recantos deste Centro Histórico com Castelo e Palácio. Paladares de Timor trazem o sonho e a saudade; a Indonésia serve uma das mais vibrantes e coloridas cozinhas do mundo; pratos inspirados na Malásia revelam uma identidade complexa e cheia de personalidade; cores fortes e especiarias festejam uma Índia com longa história.

Concertos, espetáculos, dança, cinema, artesanato, conferências e várias expressões de cultura oriental são transportadas para cenários históricos da Vila Medieval de Ourém, num ambiente de festa contemporânea que liga Ourém ao mundo. Durante três dias, oureenses e visitantes viajam até ao Oriente e sentam-se em Casa.

Embaixadas (Índia, Indonésia e Timor), músicos, institutos científicos e museus do panorama nacional cruzam-se com agentes culturais de Ourém, e criam um programa eclético que aproxima territórios e pessoas.
O acesso à Vila Medieval poderá ser realizado através de transfer, que o Município disponibiliza gratuitamente, a partir da cidade (Mercado Municipal) e de Santo Amaro.

Flyer Festival Setembro 2017

Detalhes

Início:
8 Setembro, 2017 @ 8:00
Fim:
10 Setembro, 2017 @ 17:00
Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados