Programação detalhada:
24 DE ABRIL, QUINTA-FEIRA
Era uma vez…O 25 de Abril
Museu Municipal de Ourém-Casa do Administrador – 10h30
– Como seria viver em Ditadura antes do 25 de Abril? E viver em Democracia como é? E o que significa ser livre? Através de uma história, faremos uma viagem no tempo que nos leva ao dia em que a democracia foi instituída em Portugal. Sabendo da herança que nos trouxe até aqui, que faremos com esta liberdade nas mãos?
Descobrir Abril
Museu Municipal de Ourém-Casa do Administrador – 14h30
– Vamos descobrir ABRIL!… Em 25 de abril de 1974, faz este ano 51 anos, ocorreu um acontecimento histórico muito importante para a história do nosso País, ao qual foi chamado a “Revolução dos Cravos”. Já ouviste falar deste acontecimento? Se queres conhecer melhor tudo o que se passou nesse dia tão importante, que mudou o nosso País, junta-te a nós no Museu Municipal e vem comemorar este aniversário, de uma forma lúdico-pedagógica.
Lançamento do Livro “50 memórias, 50 Histórias”
Auditório Cultural do antigo edifício dos Paços do Concelho – 21h15
– Recolha de relatos históricos pelos alunos do concelho de Ourém, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Projeto vencedor da VI edição da AJO – Assembleia Jovem de Ourém, iniciativa da Assembleia Municipal de Ourém.
Espetáculo “25.4 FM”, pela Sociedade Filarmónica Ouriense
Junto aos Paços do Concelho – 22h00
– Espetáculo multidisciplinar, cuja ação se inicia com uma emissão de rádio na noite de 07 de abril de 1955 e que se estende até aos dias de hoje. A SFO está sempre em cena interpretando temas icónicos dos últimos 70 anos. Ao longo das décadas juntam-se convidados, tais como Bia Maria, xtinto, ASAS, Pedro Marão, elementos dos grupos de formação em Teatro do TMO e os locutores Paula Melo, Jorge Martins e Luís Costa.
25 DE ABRIL, SEXTA-FEIRA
Cerimónias Oficiais
Junto ao Edifício-sede do Município de Ourém – 09h30
– Hastear das bandeiras com o Hino Nacional. Participação da Banda da Associação Filarmónica 1º Dezembro Cultural e Artística Reis Prazeres
Inauguração de Mural de Arte Urbana
Junto à Rotunda (confluência da R. Dr. Armando Henrique Reis Vieira, Estrada da Caridade e Nacional 113) – 10h00
– Entendendo-se esta data, e acontecimento, como o fruto de uma construção coletiva, que ocupa um lugar especial na memória coletiva do nosso País e que urge recordar e celebrar todos os dias. Assim nasce esta intervenção coletiva/comunitária.
Partindo da ideia de recolha, junto da comunidade, de palavras que integram e refletem significado e/ou significância pessoal e emocional a esta data, pelo diálogo com o artista, surgiu a proposta de realizar pequenas entrevistas e recolhas de testemunhos sobre o 25 de Abril, o antes e depois desta data que alterou cada canto do nosso País.
Destas recolhas, foram selecionadas as palavras que compõem a intervenção mural, mas à qual se adiciona uma camada de realidade aumentada. Da leitura do mural, através da app Artivive (gratuita), é possível aceder à edição dos testemunhos recolhidos, em vídeo.
É uma intervenção verdadeira comemorativa do 25 de Abril. Um marco dos que em Ourém viveram o 25 de Abril, dos que vivem hoje esta data, garantindo que o seu objetivo e os seus valores se mantêm vivos e são vividos por todos, entre todos.
26 DE ABRIL, SÁBADO
Concerto “Paulo de Carvalho + Sociedade Filarmónica Ouriense”
Teatro Municipal de Ourém – 21h30
– Os 60 anos de carreira de Paulo de Carvalho resumem etapas fundamentais e decisivas da música portuguesa, sempre associadas a uma voz extraordinária que faz dele, hoje e sempre, o intérprete inexcedível da nossa vida musical.
No espetáculo que apresenta em Voz e Piano executado por Hélder Rodrigues, acompanhado da Sociedade Filarmónica Ouriense, Paulo de Carvalho contará, entre as cantigas, algumas histórias carismáticas que deram origem às mesmas, e promete um repertório cuidadosamente selecionado – que percorrerá todo o seu notável percurso desde os grandes clássicos, passando pelas músicas mais recentes e também pelos sucessos que escreveu para outros.
Este vai ser um espetáculo especial, com um outro lado de Paulo de Carvalho. Será assim uma oportunidade única de assistir à interpretação dos temas que mais lhe tocam, e também os seus maiores sucessos, proporcionando uma experiência inesquecível para todos os presentes.
27 DE ABRIL, DOMINGO
67.º Aniversário da Biblioteca Municipal de Ourém
16h00 – Contos da liberdade, com Carlos Alberto Silva
16h45 – Oficina de construção de cravos
17h15 – Vamos cantar os parabéns à BMO
17h30 – Entrega de prémios “Melhor Leitor(a) 2024”
17h45 – Contos da liberdade, com Carlos Alberto Silva