EN FR PT ES

Ecovia entre Ortiga e Fátima já tem projeto em fase de conclusão

4 Setembro, 2019

Luís Miguel Albuquerque esclarece que o atraso na elaboração do projeto deve-se à introdução de uma rotunda no cruzamento para o Casal de Santa Maria, garantindo que o mesmo não coloca em causa a comparticipação de 150 mil dólares protocolada com uma fundação norte-americana.

Confrontado com o tema após a Reunião da Câmara Municipal de 2 de setembro, o Presidente Luís Miguel Albuquerque reitera a intenção de construir uma ecovia entre Ortiga e Fátima, ao abrigo do protocolo de cooperação assinado com a American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation), em 2018.

Celebrado a 18 de agosto do ano passado, o acordo compromete esta fundação norte-americana a comparticipar a obra em 150 mil dólares, prevendo ainda que a intervenção fosse projetada e concluída no espaço de um ano.

O Presidente da Câmara Municipal assegura que este atraso não compromete a execução da obra, nem coloca em causa o protocolo com a American Society of Ephesus. “Já tínhamos um anteprojeto em carteira e julgávamos que rapidamente o poderíamos transformar num projeto. No entanto, verificámos que esse anteprojeto não contemplava uma rotunda no cruzamento para Casal de Santa Maria. A introdução desta rotunda, que entendemos ser importante construir, atrasou a elaboração de todo projeto e só por isso não conseguimos avançar com a obra dentro do prazo”, esclarece Luís Miguel Albuquerque, garantindo que “o projeto está praticamente concluído, devendo ficar pronto ainda em setembro, para que em outubro possa ser lançado o concurso”.

Luís Miguel Albuquerque assegura já ter dado conta da situação à American Society of Ephesus, revelando que o protoloco será ampliado no tempo. “Explicámos o que tinha acontecido, avisando a Fundação para o facto de termos melhorado o projeto já existente. Pedimos que o prazo fosse prolongado e eles aceitaram com naturalidade, pelo que temos mais um ano para elaborar e executar este projeto, que nos parece interessante e muito importante para aquela zona de Fátima”, vincou o edil.

O protocolo de cooperação entre o Município de Ourém e a American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation) foi assinado no âmbito da visita de Luís Miguel Albuquerque ao Estado de Ohio, nos Estados Unidos da América, em agosto do ano passado. A intervenção em questão contempla a construção de um corredor pedonal e a melhoria do piso que liga o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga à Igreja Paroquial de Fátima.

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2019 - Todos os direitos reservados