EN FR PT ES

Comunicação da Vereadora Micaela Durão: Dia Internacional da Educação

24 Janeiro, 2022
DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO – 24 de janeiro 2022
Ourém 2022 – Cidade de Aprendizagem da UNESCO
A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública.
 
A Assembleia Geral das Nações Unidas assinala o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação, destacando o papel da educação para a paz e para o desenvolvimento.
 
O seu objetivo é sensibilizar a sociedade civil para que se cumpra o direito à educação, consagrado no artigo 26.º da “Declaração Universal dos Direitos Humanos” (1948) e na “Convenção sobre os Direitos da Criança” (1989).
 
António Guterres lembra que “a educação é fundamental para ampliar oportunidades, transformar economias, combater a intolerância, proteger o planeta e cumprir os objetivos do desenvolvimento sustentável”.
 
A escola do século XXI deve ser capaz de promover um mundo mais inclusivo e equitativo, através da criação de espaços de cidadania que potenciem a formação de cidadãos tolerantes, autónomos e responsáveis como o preconizado na “Declaração Universal dos Direitos Humanos” (1948).
 
O Município de Ourém integra a Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO e nessa qualidade tem reforçado a implementação de um conjunto de iniciativas e de medidas, com vista a minimizar alguns constrangimentos existentes no contexto educativo, em vários aspetos, mas com maior enfoque nas dificuldades decorrentes da situação pandémica.
 
O Município de Ourém manifesta um agradecimento especial a todos os estabelecimentos de educação e ensino do concelho de Ourém, a todos os atores educativos e demais intervenientes, pelo trabalho que desenvolvem em prol da educação do concelho.
 
Micaela Durão
Vereadora com o pelouro da Educação
Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados