O Morcego-de-água, Myotis daubentonii, é uma espécie de tamanho reduzido e pode ser facilmente confundido com outras espécies do mesmo género. Tem uma distribuição muito vasta por toda a Europa do Sul até à Coreia e Japão.
A nível nacional ele está presente em quase todo o território continental sendo que são menos frequentes a sul, comprovando a teoria de serem menos abundantes em regiões mais secas.
Ele é característico de zonas com fontes de água especialmente paradas, como lagos, já que se alimenta exclusivamente de insetos pousados ou a sobrevoar planos de água. No entanto pode ainda ser visto a caçar em zonas florestais e pomares.
Apesar da sua abundância e grande distribuição geográfica, devido à sua restrição alimentar, limita os seus habitats e consequentemente a sua abundância nos locais.
A preservação da qualidade dos habitats de água doce, a proteção dos abrigos com colónias numerosas e a racionalização do uso dos pesticidas, são medidas que poderão beneficiar esta espécie.
Pode saber mais sobre esta espécie aqui
