Foram apresentadas na reunião da Câmara Municipal de 3 de junho, um conjunto de comunicações, que passamos a transpor na íntegra:
VOTO DE PESAR | ANTÓNIO DA CONCEIÇÃO CARREIRA
Com um sentimento de profunda consternação, recebemos recentemente a notícia do falecimento de António da Conceição Carreira, o primeiro Presidente da Junta de Freguesia de Fátima (1977 – 1979) democraticamente eleito após a Revolução de 25 de Abril. O autarca desempenhou também funções de Vereador na Câmara Municipal de Ourém, cimentando um longo historial de dedicação à causa pública.
O percurso como autarca e vereador fica marcado pelo comprometimento, abnegação e competência que imprimiu no trabalho desenvolvido, sempre em prol do bem comum e em defesa do interesse público. Durante os anos em que esteve ao serviço da causa pública, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de Fátima e do concelho, com reflexo na melhoria das condições de vida de todos os oureenses.
Neste momento de tristeza, o Município de Ourém apresenta um voto de pesar pelo falecimento de António da Conceição Carreira, com a expressão das mais sentidas condolências à sua família e amigos.
Luís Miguel Albuquerque,
Presidente da Câmara Municipal de Ourém
DECLARAÇÃO | 3.º ANIVERSÁRIO DO TEATRO MUNICIPAL DE OURÉM
O Teatro Municipal de Ourém celebrou no passado dia 02 de junho o seu 3.º aniversário. Ao longo deste 3 anos este equipamento cultural, através dos seus projetos e programação cultural, afirmou-se e consolidou a sua missão base a que se propôs continuamente, como um espaço dinâmico e em constante adaptação, mediante as transformações e necessidades territoriais, levou-o a apresentar, produzir e coproduzir, acolher e a criar projetos artísticos, pedagógicos e de caráter profissional, promovendo a formação, a mediação, a capacitação, o envolvimento e a fidelização dos mais diversos públicos, desde bebés à população de idade maior, bem como pessoas com necessidades educativas especiais.
A partir do projeto do TMO “ Uma casa de todos para todos” a oferta e a programação cultural tornaram-se um desígnio contínuo com dimensão concelhia, regional e até nacional, através de um programa vasto que trouxe grandes nomes nacionais na área da música, como Camané e António Zambujo, na área do teatro, veja-se o caso do coletivo Formiga Atómica que escolheu o TMO para a estreia nacional do seu mais recente espetáculo, e o Teatro Nacional D. Maria II, consolidando-se num dos 4 espaços culturais (a nível nacional) para acolhimento do projeto BOCA ABERTA que integra o programa ODISSEIA NACIONAL, na área da dança, como p. ex. a coreógrafa Filipa Francisco com a residência Artística “ A Viagem”, ou os conceituados jurados internacionais no âmbito do ADÁGIO – III Encontro Internacional de Dança; na área das Artes circenses, a Mostra Internacional de Circo contemporâneo. Deu-se continuidade à promoção e desenvolvimento de ações de programação artística e cultural, que potenciaram o desenvolvimento social, que valorizaram as pessoas, gerando melhores oportunidades sociais e promovendo a inclusão social por via da arte e cultura.
Com a realização de projetos artísticos que potenciaram a implementação de políticas culturais de proximidade, assente na descentralização e desconcentração territoriais o TMO levou a fruição da cultura para além da cidade de Ourém, por forma a abranger um maior número possível de oureenses ao mesmo tempo que promoveu a participação ativa de inúmeros agentes culturais, da comunidade educativa, das instituições e agentes responsáveis pelo trabalho de acessibilidades, inclusão e integração.
Depois da sua acreditação que lhe permitiu integrar a RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, e consequente apoio à programação pela DGArtes de 2022 a 2025, foi-lhe também possibilitado, e no âmbito do PRR – Modernização da Infraestrutura Tecnológica da Rede de Equipamentos Culturais na medida Aquisição de Equipamento de Projeção Digital de Cinema e de Vídeo, Imagem e Tecnologia para Cineteatros e Centros de Artes Contemporânea Públicos, um reforço estrutural em equipamento que permite uma resposta mais capaz a novos desafios
O TMO tornou-se uma referência como um caso de boas práticas em várias vertentes, tais como na programação que apresenta e nos projetos que cria, produz e media. Com uma equipa técnica com características próprias de abnegação e de empatia, de coesão e de dedicação, de organização e de rigor, de profissionalismo, de isenção e proatividade e tecnicamente qualificada e acima de tudo com um o espírito de equipa e de entreajuda acredita-se estar a mudar um concelho e a levar o nome de Ourém mais longe e a posicionar a cidade culturalmente ao nível de uma cidade de grandes dimensões ou densamente povoada, continuando a apostar em ser um agregador de sinergias, para pensar, para conceber e implementar projetos que possam ser uma mais valia na vida de toda a comunidade, nas suas diferentes conceções, desenvolvendo o seu sentido crítico, estético e criativo ao mesmo tempo que permite novas experiências e oportunidades de fruição cultural, contemporânea e eclética, pautada pela excelência.
Parabéns TMO!
Isabel Costa,
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém
DECLARAÇÃO | ACROBATIKDAYS
A equipa júnior de Ginástica Artística da Acrobatikdays sagrou- se recentemente Campeã Nacional de Ginástica Artística ( 7 equipas / 30 ginastas).
A ginasta Eva Jesus foi a campeã nacional em Paralelas Assimétricas e Trave Olímpica e ainda 3.º lugar em Saltos (vice campeã nacional All- a Round); Madalena Martins foi 3.º lugar em Paralelas Assimétricas e Lilou Barros foi vice campeã nacional em Saltos.
O Município de Ourém apresenta votos de sinceros parabéns por estes excelentes resultados em particular às atletas, equipas técnicas e direção.
De facto, a Acrobatikdays tem conseguido importantes conquistas, trilhando um caminho de muito trabalho, dedicação e talento, que se tem traduzido em resultados que a todos muito orgulha.
Rui Vital,
Vereador da Câmara Municipal de Ourém
DECLARAÇÃO | ATLÉTICO OURIENSE – JUNIORES
Apenas três dias após a conquista da Taça do Ribatejo, os juniores do Atlético Ouriense sagraram-se campeões distritais, carimbando assim o passaporte para a primeira divisão.
O título foi alcançado após o Atlético repetir o tribuno sobre o Benavente, desta vez por 4-2. Foi também contra o Benavente, mas tendo vencido por quatro golos sem resposta, que o CAO conquistou a Taça do Ribatejo.
A disputar uma época de sonho, o grupo está a viver uma fase especial, e o Município de Ourém congratula-se por acompanhar o seu percurso e pelos feitos alcançados pelas associações e atletas do concelho.
Apresentamos, assim, a todos os jogadores, equipa técnica e direção, votos sinceros de parabéns!
Rui Vital,
Vereador da Câmara Municipal de Ourém
DECLARAÇÃO | CENTRO DESPORTIVO DE FÁTIMA
O Centro Desportivo de Fátima venceu a Supertaça Dr. Alves Vieira, no passado sábado, numa partida disputada no Estádio Municipal Dr. Alves Vieira, em Torres Novas, frente ao Sport Clube Ferreira do Zêzere.
Foi necessário chegar ao desempate por grandes penalidades para o Fátima arrancar a vitória, tendo acabado por vencer por 6-5, após empate 1-1 no final do tempo regulamentar.
Este importante troféu que o Fátima trouxe para casa, vem juntar-se ao título de campeão da primeira divisão distrital, alcançado recentemente, e que garantiu ao CDF o regresso à competição nacional.
Com a conquista da Supertaça, o Fátima fecha com chave de ouro uma época incrível, pelo que o Município de Ourém agradece a dedicação e entrega de toda a equipa, jogadores, treinadores e direção, e felicita o Centro Desportivo de Fátima pela prestação exemplar ao longo de todos estes meses de competição.
Rui Vital,
Vereador da Câmara Municipal de Ourém
DECLARAÇÃO | FESTA DA CRIANÇA 2024
“A Festa da Criança promovida pelo Município de Ourém e dinamizada pela Divisão de Educação decorreu entre os dias 27 e 29 de maio no Centro Municipal de Exposições de Ourém, no Mercado Municipal Manuel Prazeres Durão, no Parque da Cidade António Teixeira, na Biblioteca Municipal de Ourém, Bombeiros Voluntários de Ourém e na PSP de Ourém.
A iniciativa teve como público alvo as crianças e alunos dos 3 aos 10 anos, que frequentam a educação pré-escolar e o 1.º CEB do concelho.
A iniciativa pretendeu proporcionar momentos de alegria e convívio, numa semana que assinala o Dia Mundial da Criança, efeméride que realça a importância dos direitos e bem-estar da criança.
O programa da Festa da Criança integrou diversas atividades que foram realizadas em diferentes espaços e áreas de interesse dos mais pequenos:
- Passeio de comboio pela cidade de Ourém;
- Atividades promovidas pela BE Water;
- Oficina/workshop de culinária promovida por técnicos do município;
- Participação das várias corporações de Bombeiros do Concelho;
- Carrinhos a pedais no exterior;
- Planetário;
- Futebol “Bora Lá Meninas”;
- ACP KIDS – Segurança Rodoviária;
- Atelier da Ciência;
- Jump Zone;
- Fun Zon;
- Pinturas faciais;
- Valorlis;
- Atividades propostas pela Polícia de Segurança Pública de Ourém.
Os objetivos desta Festa da Criança foram claramente concretizados, evidenciados pelo enorme entusiamo e envolvimento da comunidade educativa.
O Município de Ourém apresenta um voto de reconhecimento a todos os intervenientes na iniciativa, afetos aos diversos serviços/equipas do Município de Ourém que contribuíram para o sucesso deste evento.
Micaela Durão,
Vereadora da Câmara Municipal de Ourém
DECLARAÇÃO | CONCURSO “PINTURAS PARA A EUROPA”
No âmbito da geminação do Município de Ourém com o município francês de Le Plessis-Trévise, realizou-se no último fim de semana de maio a final do concurso “Pinturas para a Europa” onde participaram para além de Portugal e França, as delegações da Polónia (Wągrowiec) e Alemanha (Burladingen).
O concurso de pintura foi constituído por duas categorias: a 1.ª dos 6 aos 10 anos de idade, alusiva ao tema Amo a minha terra e a 2.ª dos 11 aos 16 anos de idade, alusiva ao tema da Biodiversidade e teve muita adesão por parte dos alunos dos 4 países.
Na sessão final participaram 4 alunos oureenses, João Frazão, Íris Silva, Filipe Sousa e Simão Pereira que frequentam estabelecimentos de ensino do concelho e que apresentaram trabalhos de grande mérito.
Após a apreciação pelo júri, Simão Pereira do Centro de Estudos de Fátima arrecadou o 1. ° prémio na 2.ª categoria (dos 11 aos 16 anos) e Filipe Sousa, aluno do AE Cônego Manuel Lopes Perdigão de Caxarias, alcançou o 2. ° prémio na 1. ª categoria (dos 6 aos 10 anos).
O Município de Ourém parabeniza os finalistas, em especial os dois vencedores pelos resultados alcançados e apresenta um voto de reconhecimento aos alunos, às escolas e a todos os intervenientes envolvidos nesta iniciativa que contribuíram para o seu sucesso.
Micaela Durão,
Vereadora da Câmara Municipal de Ourém
DECLARAÇÃO | SEMANA DA SAÚDE MENTAL 2024
A Semana da Saúde Mental, iniciativa promovida pelo Município de Ourém, em colaboração com a Equipa de Saúde Mental do Médio Tejo decorreu entre os dias 23 e 28 de maio.
Foram várias as atividades dirigidas aos profissionais de saúde e área social, assim como da comunidade educativa, e que pretenderam fomentar e incentivar práticas de promoção da saúde mental.
No 1.º dia realizou-se o Fórum da Saúde Mental na sala estúdio do Teatro Municipal de Ourém (TMO) espaço que acolheu muitos profissionais da área e representantes da comunidade, a fim de assistirem a um conjunto de comunicações integradas na temática em apreço.
No dia 24 de maio o Parque da Cidade António Teixeira recebeu a Caminhada pela Saúde Mental, iniciativa que contemplou atividades desportivas, como jogos tradicionais e que juntou muitos participantes numa caminhada de cerca de 2 quilómetros pela cidade de Ourém.
A Semana da Saúde Mental terminou no dia 28 de maio, no Jardim Le Plessis-Trévise com a transmissão em direto pela Rádio ABC Portugal, de entrevistas a profissionais que atuam na área da saúde mental e que abordaram diversas temáticas relacionadas com o tema.
O Município de Ourém apresenta um voto de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por todos os intervenientes, que possibilitaram a realização da Semana da Saúde Mental, assim como ao trabalho desenvolvido pela Equipa de Saúde Mental do Médio Tejo no concelho de Ourém.
Micaela Durão,
Vereadora da Câmara Municipal de Ourém