EN FR PT ES

Declarações | Reunião de Câmara de 19 de setembro

21 Setembro, 2022

Na Reunião de Câmara de 19 de setembro, a Vereadora Micaela Durão apresentou uma declaração referente à Cerimónia de abertura do Ano Letivo 2022/23, decorrida nos dias 6 e 7 de setembro.

A Vereadora Isabel Costa apresentaria ainda uma declaração referente aos “Fins de Tarde na Vila Medieval ” iniciativa que entre os dias 9 e 11 de setembro, trouxeram à Vila Medieval de Ourém muita música de vários e reconhecidos artistas, com espetáculos distribuídos por diferentes locais deste importante património histórico.

Transcrevemos na íntegra as declarações apresentadas:

Declaração | Abertura Oficial do Ano Escolar – 2022/2023

O Município de Ourém promoveu no dia 6 de setembro a Abertura Oficial do Ano Letivo 2022/2023 na sala principal do Teatro Municipal de Ourém.

A iniciativa teve como objetivo dar as boas vindas aos docentes que trabalham no concelho de Ourém e que fazem das nossas escolas um espaço de afetos e aprendizagens, com vista ao sucesso educativo dos alunos deste Município.

O programa contou com a intervenção dos representantes oficiais da Assembleia Municipal e Município de Ourém, da Direção Geral dos Estabelecimentos escolares (DGEstE), e do Centro de Formação de professores Os Templários.

A iniciativa teve como temática – O Bem Estar em Educação com o Contributo das Artes e contou com a realização de duas conferências alusivas ao tema, com a participação de Paulo Pires do Vale, do Plano Nacional das Artes (PNA) e de Cátia Branquinho do Projeto Aventura Social.

Estas conferências tiveram como objetivos:

·         Sensibilizar para a integração da dimensão cultural e artística com os alunos;

·         Divulgar as Artes como um instrumento para o desenvolvimento das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e como estratégia para uma escola promotora de competências de cidadania;

·         Aprofundar conhecimentos sobre a implementação do PNA no desenvolvimento do currículo;

·         Desenvolver competências psicossociais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos docentes no contexto educativo.

O Município de Ourém prestou ainda uma homenagem aos docentes que se aposentaram nos últimos três anos, destacando assim a importância do papel do professor, e simultaneamente agradecer o empenho e a dedicação ao longo de toda uma carreira profissional, em prol da formação humana dos alunos do concelho. A sessão terminou com uma apresentação da Academia de dança ARABESQUE que todos encantou.  

No dia 7 de setembro realizou-se a receção ao pessoal não-docente na Praça do Pelourinho, junto à Galeria da Vila Medieval, onde foram recebidos pelo Presidente do Município, Luís Albuquerque, pela Vereadora da Educação, Micaela Durão, e pelo Presidente da Junta de Freguesia, Luís Oliveira, durante a qual o presidente da câmara reforçou o agradecimento a todos os assistentes operacionais, que contribuem com empenho e dedicação para o bom funcionamento das nossas escolas.

Participaram numa atividade lúdica – Peddy Paper – que possibilitou a descoberta da Vila Medieval de Ourém e de toda a sua riqueza cultural, histórica e patrimonial.

O Município de Ourém deseja a toda a comunidade educativa um excelente ano letivo 2022/2023 repleto de grandes sucessos pessoais e profissionais e reitera o seu apoio na construção de sinergias com todos os intervenientes, em prol da educação do concelho.

O Município de Ourém destaca a participação dos vários serviços do município na realização deste evento e presta um agradecimento a todos os elementos da equipa da Divisão de Educação (DE), Serviço de Associativismo Desporto e Juventude (SADJ), equipa do Teatro Municipal de Ourém (TMO) e do Gabinete de Imagem e Comunicação (GIC) que tornaram possível o sucesso desta iniciativa.”

 

Declaração | Fins de Tarde na Vila Medieval de Ourém

“Decorreu durante os dias 09, 10 e 11 de setembro a iniciativa Fins de Tarde na Vila Medieval, incluída no projeto CAMINHOS DA MEMÓRIA – Programação Cultural em Rede, uma candidatura dos Municípios de Ourém, Alcanena e Tomar apresentada ao Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020 e integrada no projeto CAMINHOS MÉDIO TEJO da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Com produção do Teatro Municipal de Ourém, durante estes três dias passaram pelos diferentes espaços do antigo burgo (Auditório do Paço dos Condes, Anfiteatro dos Torrões, Escadinhas da Sociedade Filarmónica e Praça do Pelourinho), centenas de pessoas para usufruir dos concertos apresentados. Nomes sonantes como Válter Lobo, “O Gajo” e João Barradas, entre outros foram atrativos para uma tarde rica em diversidade na música e pretexto para (re)conhecer o riquíssimo património histórico da Vila Medieval.

Acrescenta-se a importância deste tipo de iniciativa, não só para garantir programação nos espaços recentemente reabilitados, como também para contribuir para a promoção turística do concelho.”

Partilhar:

Veja também

Mapa do Site Acessibilidade CMOurém © 2022 - Todos os direitos reservados