Na reunião da Câmara Municipal de 19 de maio, o Executivo Municipal expôs um conjunto de declarações que aqui transcrevemos na íntegra.
O Presidente da Câmara Municipal apresentou uma declaração dirigida ao Hotel Luz Houses (Fátima), espaço que registou recentemente uma década de funcionamento e foi distinguido com dois galardões: uma “Chave de Ouro” no Guia Boa Cama Boa Mesa 2025 e uma “Chave Michelin”. Luís Miguel Albuquerque exibiu também uma declaração de boas-vindas aos novos párocos do concelho, além de um justo reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos seus antecessores.
A Vereadora Isabel Costa destacou as 127 empresas oureenses que foram reconhecidas como “PME Líder”, facto que orgulha a autarquia e que consolida o concelho como o detentor de mais empresas com esta distinção na região do Médio Tejo. O Vereador Rui Vital apresentou uma declaração de congratulação à fatimense Alice Clemente, atleta que conquistou o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de voleibol feminino, em representação do Sport Lisboa e Benfica. Por fim, o Vereador Humberto Antunes exibiu uma declaração na sequência dos resultados da Eleições Legislativas que se realizaram no passado domingo.
DECLARAÇÃO | LUZ CHARMING HOUSES
O Município de Ourém considera de felicitar o Luz Charming Houses Fátima, pela prestigiante dupla distinção recentemente alcançada: a Chave de Prata atribuída pelo reputado Guia Boa Cama Boa Mesa, da responsabilidade do Jornal Expresso, e a inclusão, pela primeira vez, na exigente seleção internacional do Guia Michelin, com a atribuição de uma Chave Michelin, sinal de excelência no setor hoteleiro mundial.
Estas distinções são o justo reconhecimento de um projeto que nasceu do sonho e dedicação do casal Ana Alves e Pedro Augusto Silva, que souberam aliar autenticidade e sustentabilidade numa proposta hoteleira diferenciadora, com profundas raízes na identidade da região.
O Luz Charming Houses assume-se como uma referência incontornável do turismo de charme, com uma abordagem sensorial e acolhedora, onde o respeito pela natureza, o bem-estar dos hóspedes e a valorização da arquitetura local se traduzem numa experiência verdadeiramente memorável. A atenção ao detalhe, a qualidade do serviço e a atmosfera única fazem deste espaço um destino em si mesmo — como é destacado pelo próprio Guia Michelin — contribuindo decisivamente para a afirmação do nosso concelho no panorama turístico nacional e internacional.
O Município manifesta o apreço por este exemplo inspirador de empreendedorismo e inovação. A todos os que tornam possível este projeto, com especial destaque para os seus fundadores, o Município formula votos de contínuo sucesso.
DECLARAÇÃO | PÁROCOS DE OURÉM
A Diocese de Leiria-Fátima procedeu a uma profunda reestruturação pastoral, com a criação de Unidades Pastorais e equipas presbiterais. Esta reestruturação implicou muitas mudanças nos párocos que servem no nosso concelho.
Decorrente da reestruturação orgânica da Diocese de Leiria-Fátima, as Paróquias foram agregadas em diversas unidades pastorais, sendo as Paróquias do Concelho de Ourém integradas nas seguintes Unidades Pastorais:
- Unidade Pastoral nº 8: Paróquias de Espite e Matas, com as de Albergaria dos Doze e São Simão de Litém;
- Unidade Pastoral nº 10: Paróquias de Caxarias, Cercal, Gondemaria, Olival e Urqueira;
- Unidade Pastoral nº 11: Paróquias de Casal dos Bernardos, Formigais, Freixianda, Ribeira do Fárrio e Rio de Couros;
- Unidade Pastoral nº 12: Paróquias de Alburitel, Seiça, Nossa Senhora da Piedade de Nossa Senhora das Misericórdias;
- Unidade Pastoral nº 13: Paróquias de Atouguia e Fátima, com as de Santa Catarina da Serra e São Mamede.
Em meu nome pessoal e do município manifesto o meu agradecimento aos párocos que, com dedicação e entrega, serviram as Paróquias do nosso Município e que, por força desta alteração, foram transferidos, desejando-lhe as maiores felicidades nas novas localidades/funções, e refiro-me a:
– Pe. José Luís Ferreira – Paróquia de Alburitel e Seiça;
– Pe. Fernando Varela – Paróquia da Atouguia;
– Pe. Davide Gonçalves, nas Paróquias de Caxarias e Olival
– Pe. Marcelo Moraes – Paróquia de Espite e Matas
– Pe. Rui Marto – Paróquia de Fátima
– Pe. João Pina Pedro – Paróquia de Urqueira e Casal dos Bernardos
– Pe. Joaquim Baptista – Paróquia da Freixianda e Cercal
– Pe. Manuel Armando Pereira Janeiro – Paróquia da Gondemaria e Nossa Senhora da Piedade
– Pe. David Barreirinhas -Rio de Couros, Ribeira do Fárrio e Formigais
Aos párocos que iniciaram funções nas diversas Unidades Pastorais do Concelho de Ourém, designadamente:
– Pe. Nicodemus Moruk, nas Paróquias de Seiça e Alburitel
– Pe. João Carlos Leite Rodrigues- Paróquia de Espite
– Pe. Sérgio Feliciano de Sousa Henriques, na Paróquia de Atouguia;
– Pe. Jacinto Pereira Gonçalves, nas Paróquias de Caxarias e Urqueira;
– Pe. Leonel Vieira Baptista, na Paróquia de Fátima
– Pe. Roberto Carlos Felipe, na Paróquia de Matas
– Pe. Luís Manuel Rodrigues Ferreira nas Paróquias de Casal dos Bernardos, Freixianda e Ribeira do Fárrio;
– Pe. Luís Oliveira Ribeiro Pereira, nas Paróquias de Formigais e Rio de Couros;
– Pe. Joaquim de Almeida Baptista, nas Paróquias de Cercal e Olival
Damos as boas-vindas e desejamos que a sua missão seja marcada por sucesso, inspiração e proximidade às comunidades que agora os acolhem.
VOTO DE RECONHECIMENTO | PME LÍDER 2024
O Município de Ourém congratula-se com o anúncio do IAPMEI que reconhece 127 empresas ourienses com o Estatuto de PME Líder no ano de 2024. Este facto comprova o dinamismo, a resiliência e a excelência que caracterizam o tecido empresarial ouriense.
Este resultado representa um crescimento assinalável, face às 111 empresas distinguidas em 2023, confirma o Município de Ourém como o concelho com maior número de PME Líder na região do Médio Tejo. Destacam-se os setores indústria transformadora, comércio, construção civil, serviços, restauração e alojamento, cuja atuação conjunta tem sido decisiva para consolidar a competitividade da economia do Município, gerando emprego e valor.
O Município reitera o seu compromisso de continuar a criar condições propícias ao crescimento empresarial: na criação de infra – estruturas, na simplificação administrativa e no estímulo de parcerias, consolidando, assim, um ecossistema favorável ao empreendedorismo e à inovação, assumindo-se como um aliado estratégico na prossecução dos projetos empresariais e na construção de um futuro mais próspero e sustentável
Em nome do Município de Ourém endereçamos as nossas felicitações a cada uma das empresas PME Líder, assim como aos seus acionistas, gestores e trabalhadores.
DECLARAÇÃO | ALICE CLEMENTE
A jovem fatimense, Alice Clemente, sagrou-se campeã nacional, pelo Benfica em voleibol, numa partida que decorreu a 8 de maio no Pavilhão da Luz.
A equipa de Alice Clemente venceu o Sporting Clube de Braga por 3-2 e arrecadaram assim o 10.º título para o voleibol feminino do Benfica.
A talentosa Alice Clemente tem feito uma trajetória ímpar que passou pelo Centro Desportivo de Fátima, e esta conquista, fruto de muita dedicação, vem premiar o seu esforço e o trabalho árduo.
Recorde-se que a jovem, atleta da seleção nacional, foi uma das nomeadas para a categoria de Atleta do Ano na Gala de Desporto e Atividade e Atividade Física do Concelho de Ourém, que teve lugar a 17 de março deste ano.
O Município de Ourém saúda e felicita a atleta Alice Clemente por esta conquista. Sempre que um atleta ou equipa do concelho alcança uma vitória ou resultado importante, todos nós nos sentimos vencedores e orgulhosos.
Apresentamos, assim, à nossa conterrânea Alice Clemente, uma mensagem de orgulho e agradecimento pela sua trajetória e, em particular, por ser campeã nacional, e formulamos votos de muitos sucessos para o futuro, na certeza de que iremos acompanhar de perto o seu percurso.
DECLARAÇÃO POLÍTICA | ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2025
Realizaram-se no dia de ontem, 18 de maio de 2025, eleições legislativas em Portugal.
Em primeiro lugar saudamos a participação cívica dos eleitores portugueses, dando prova de uma maturidade democrática, num ano em que se comemoram os 50 anos das primeiras eleições livres, ao mesmo tempo que agradecemos, também, a todos os que contribuíram para um acto eleitoral exemplar, nomeadamente os membros das mesas eleitorais e os membros executivos das Juntas de Freguesia.
Numas eleições que ninguém desejava, mas necessárias, dados os ataques do ponto de vista pessoal que o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro vinha sofrendo, saudamos a grande vitória da AD – Coligação PSD/CDS-PP, e particularmente do Candidato a Primeiro-Ministro Dr. Luís Montenegro.
A AD venceu estas eleições com o valor de 32,7%, contra os 23,4% do PS e 22,6% do CHEGA.
De notar que o PS teve o pior resultado eleitoral desde 1987, o que representa bem a hecatombe que o PS viveu a nível nacional.
Também não podemos escamotear o grande resultado que o CHEGA conseguiu a nível nacional, igualando O PS em número de mandatos, sem contabilizar, ainda, os mandatos da emigração.
Esta expressão eleitoral do partido Chega é motivo de reflexão e preocupação para todos os que estávamos habituados a uma alternância democrática entre os 2 maiores partidos portugueses, sendo que, em nossa opinião, um dos maiores fatores que para isso contribuiu foi a imigração desregrada e descontrolada que se viveu durante os 8 anos de governação socialista.
Também a nível concelhio nos regozijamos com a vitória da AD no concelho de Ourém com 48,50%, tendo o Chega obtido 24,84% e o PS 11,10%.
Em Ourém, os eleitores reconheceram o bom trabalho que o Governo da AD estava a realizar nos últimos 11 meses, havendo uma vontade expressa de que a AD e o Primeiro-Ministro Dr. Luís Montenegro possam continuar o seu trabalho nos próximos 4 anos, havendo por isso um aumento percentual na vitória da AD em relação às eleições legislativas de 2024.
Não podemos deixar de salientar uma penalização severa do eleitorado concelhio ao PS, e ao seu líder Pedro Nuno Santos.
Também não podemos uma vez escamotear o resultado do CHEGA também, no concelho de Ourém, alcançando a performance de 24,84%, sendo que em 2024 havia tido o valor de 23,42%, portanto, obtendo um ligeiro aumento de 1,42%.
Do acto eleitoral podemos concluir que o povo português pretendeu reforçar a confiança na AD e no Primeiro-Ministro Luís Montenegro, para que possa governar nos próximos 4 anos, sem interrupções legislativas, resolvendo os problemas dos portugueses que o PS e o CHEGA não deixaram concluir, provocando este acto eleitoral que ninguém esperava e que ninguém desejava.